ENDEREÇO
SÃO PAULO
- Praça da Sé, 108, 3º andar
Centro, São Paulo - SP
CEP: 01001-000
CNPJ: 61.365.771/0001-77 - Fone: (11) 3105-0645
- E-mail: [email protected]
Uma das reivindicações do Fórum das Seis na Pauta Unificada de 2024, a criação de um grupo de trabalho (GT) com o Cruesp para debater questões relacionadas à previdência, está avançando. Após o pontapé inicial, em 14/3/2025, uma segunda reunião ocorreu em 1/9/2025.
Além dos representantes do Fórum das Seis, estavam presentes o professor André Martins Biancarelli, da Unicamp e indicado coordenador do GT, Valéria Coimbra dos Santos (Unesp) e Alberto Teixeira Protti (USP).
Biancarelli expôs alguns levantamentos iniciais, relativos à composição de estatutárias/os e celetistas nos quadros das três universidades, projeções de aposentadorias e outros. Após a reunião, o Fórum enviou a ele uma lista dos tópicos que considera importantes para o debate:
O Fórum também sugeriu o convite a representantes da SPPrev e PrevCom para explanação aos membros do GT.
O objetivo do Fórum das Seis é que o GT Previdência atual produza um relatório amplo sobre o tema, assim como ocorreu num GT anterior entre as partes, cujos trabalhos se encerraram em 2017 com a publicação de um documento que trazia, entre outros dados, projeções de aposentadorias até 2026. Visto que mais uma contrarreforma da previdência foi implantada durante o governo Bolsonaro em 2019 (que prontamente se desdobrou numa contrarreforma estadual durante o governo de João Doria), é necessário que um novo diagnóstico do comportamento das aposentadorias seja feito para atualização das projeções.
A próxima reunião do GT Previdência está agendada pra 6/11/2025.
A primeira reunião do GT Permanência entre Fórum das Seis e Cruesp aconteceu no dia 1/10/2025, em formato online. Pelas reitorias, havia docentes ligados a espaços onde as discussões de permanência estudantil são discutidas; pelo Fórum, membros dos DCEs das três universidades e outros representantes. A reunião foi coordenada pelo Prof. Arnaldo Pinto Junior, assessor de gabinete da Unicamp.
Após discussões, as partes avançaram para a construção de um conjunto inicial de informações esquematizadas e tabuladas (templates) para a atualização de dados sobre permanência na Unesp, na Unicamp e na USP, a ser preenchido até o dia 17/10. Esse material deverá ser disponibilizado para os membros do GT até 20/10, quando então será realizado um estudo comparativo dos cenários das políticas de permanência estudantil nas três instituições e cotejado com dados das demandas encaminhadas pelos estudantes.
Além disso, será feita uma análise da natureza de todos os tipos de auxílios, bolsas e o que mais houver de recursos destinados para este fim. Tudo com o objetivo de construirmos uma proposta de curto, médio e longo prazo para essas políticas nas universidades estaduais paulistas. Ao final desta primeira reunião, todos os presentes foram instados a considerar os 11 itens propostos pelos estudantes para serem contemplados nas discussões do GT (veja abaixo).
Também foi agendada uma reunião presencial do GT Permanência para 28/11, quando devem ser debatidas as propostas para a elaboração, o mais rápido possível, de um relatório consensual a ser enviado para o Cruesp, que é a instância de tomada de decisões e implementação de ações. Reuniões prévias serão realizadas no âmbito do Fórum das Seis para debate e construção das posições e propostas a serem defendidas no GT. O Fórum também fará esforços para que haja reuniões do GT antes de 28/11.
Os pontos que o Fórum quer debater no GT são estes:
Praça da Sé, 108, Centro – 3º andar
Centro - São Paulo - SP - CEP. 01001-000
CNPJ: 61.365.771/0001-77
© Sintunesp, todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Obla Digital