COMEÇA A DATA-BASE 2022: Atenção às assembleias locais presenciais do Sintunesp para discutir os indicativos à Pauta Unificada deste ano

COMEÇA A DATA-BASE 2022: Atenção às assembleias locais presenciais do Sintunesp para discutir os indicativos à Pauta Unificada deste ano

A concessão do índice de 20,67% em março/2022 atendeu à reivindicação de reajuste emergencial apresentada pelo Fórum das Seis em novembro passado, após a ausência de negociações em 2020 e 2021, e não deve ser confundida com a data-base de 2022. As reivindicações que vão compor a Pauta Unificada deste ano começam a ser debatidas agora.

As entidades que integram o Fórum, entre elas o Sintunesp, reuniram-se várias vezes para compor um rol de propostas a serem levadas às assembleias de base. O indicativo de Pauta Unificada 2022 contém seis itens básicos: I – Salário, II – Retorno presencial seguro, III- Acesso e permanência estudantil, IV – Condições de trabalho e estudo, V – Hospitais Universitários e Centros de Saúde, VI – Centro Paula Souza.

O Sintunesp conclama os servidores e as servidoras a participarem das assembleias locais presenciais, que serão realizadas até 11/4. Vamos discutir os indicativos do Fórum das Seis e esquentar os motores para a data-base 2022. O agendamento das assembleias locais e o posterior resultado devem ser informados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Após tabular os resultados das assembleias de todas as entidades, o Fórum das Seis fará a redação final da pauta e a entregará aos reitores, pleiteando também o agendamento de negociações.

Para conferir a íntegra da pré-pauta, clique aqui.

Sobre salários, diz o indicativo do Fórum das Seis:

I – Salário

O índice de 20,67%, aplicado aos salários de março, corresponde a uma parte da inflação medida entre maio/2012 a fevereiro/2022. Segundo cálculos do Fórum, a inflação de maio/2012 (nossa referência histórica) até fevereiro/2022, calculada pelo Dieese + INPC/IBGE, é de 80,44%. Como tivemos um reajuste acumulado de 53,27% neste período, fica faltando uma reposição de 17,73% para recuperarmos o poder de compra que tínhamos em maio/2012, sem considerar ainda as inflações de março e abril de 2022.

Levando em conta esses números e, também, o baixo comprometimento das folhas de pagamento em relação aos repasses às universidades, o Fórum propõe reivindicarmos:

1) Em maio/2022, o pagamento da inflação dos meses de março e abril/2022 e um plano de médio prazo, a ser executado em até 2 anos, com reajustes trimestrais, para a recuperação de perdas, tendo como objetivo recompor o poder aquisitivo de maio/2012 e estabelecer uma política salarial que evite novas perdas.

1.1) Continuidade do grupo de trabalho, com representantes do Cruesp e do Fórum das Seis, para realizar os estudos necessários e elaborar o plano para a recuperação de nossas perdas salariais, conforme citado acima.

2) Compromisso do Cruesp com a valorização dos níveis iniciais das carreiras, tanto salarial como em relação às condições de trabalho, como forma de garantir a qualidade do trabalho realizado nas Universidades e no Ceeteps.   

2.1) Entendendo que tal valorização deve compor uma política salarial clara que não dependa diretamente de reformas nas carreiras, reivindicamos a inclusão deste item também como pauta do grupo de trabalho pleiteado no item 1.1


Imprimir   Email