Assembleia geral do Sintunesp aprovou proposta de acordo dos retroativos

No dia 1º/4, o Sintunesp realizou assembleia geral estadual para avaliação da proposta de acordo de quitação da dívida contraída pela Unesp em decorrência do atraso no pagamento de reajustes – os 3%, em maio/2016, e os 2,2%, em maio/2019. Ambos os reajustes já foram incorporados aos salários, respectivamente em janeiro/2022 e abril/2020, mas faltava o pagamento dos retroativos.

Realizada em formato online, a assembleia reuniu servidores e servidoras de quase todos os campi, com bom número de presentes.

A proposta de acordo, que saiu após 11 reuniões do grupo de trabalho (GT) formado entre a reitoria e os sindicatos da Unesp (Sintunesp e Adunesp), foi aprovada por unanimidade. Várias pessoas enalteceram o papel e a luta da entidade sindical, reconhecendo a importância da organização e da mobilização coletivas para a conquista dos nossos direitos.

O acordo prevê o pagamento de 2,35 salários, em forma de abono indenizatório individual, para cada servidor/a, em duas parcelas de 50% cada, ainda neste ano: a primeira parcela virá logo após a homologação do acordo pela justiça (comum e trabalhista); a segunda parcela virá até setembro (podendo ser quitada antes, caso a Unesp considere ter condições para isso).

Valor a ser recebido

A definição do multiplicador de 2,35 salários foi um consenso intermediário entre o que a reitoria propunha (2,197) e o que os sindicatos pleiteavam (2,5). Para saber o montante ao qual você terá direito, é preciso multiplicar 2,35 pelo valor que aparece no seu holerite de início de janeiro, no item “Remuneração”.

Do total obtido, o único desconto, segundo informa a reitoria, será o Imposto de Renda. De parte do Sintunesp, não haverá nenhum desconto.

Quem tem direito

Conforme o acordado entre as partes, todos/as os/as que têm direito ao acordo (tanto da ativa quanto aposentados, autárquicos ou celetistas) receberão os retroativos.

Após a aprovação em ambas as assembleias (Sintunesp e Adunesp), a minuta do acordo segue agora à justiça para a celebração formal. Depois isso, o Sintunesp divulgará o teor completo do texto, para que todos tirem eventuais dúvidas.

Imprimir   Email