Sintunesp subscreve moção do F6: Pelo fim do genocídio em Gaza, pela imediata libertação dos ativistas da Global Sumud Flotilla por Israel  

Sintunesp subscreve moção do F6: Pelo fim do genocídio em Gaza, pela imediata libertação dos ativistas da Global Sumud Flotilla por Israel   

O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) – repudia a ação violenta do Estado de Israel, em 1/10/2025, contra a Global Sumud Flotilla, um conjunto de embarcações que deixou Barcelona no dia 31/8/2025, com o objetivo de levar ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza.

Cerca de 500 ativistas, provenientes de 44 países, entre eles o Brasil, foram retidos arbitrariamente e impedidos de prosseguir.

 A Flotilla expressa de maneira simbólica e prática a indignação que ronda o mundo frente ao genocídio do povo palestino.             

Prestes a completar dois anos, desde outubro de 2023, os ataques brutais do exército Israelense contra a Faixa de Gaza já assassinaram cerca de 75 mil palestinas/os, sendo mulheres e crianças as maiores vítimas. Estima-se que dois milhões de pessoas, o que corresponde a 80% da população, já tenham sido expulsas de suas casas. Os que ficaram sobrevivem em meio a escombros. Bombas recaem diariamente sobre a infraestrutura médica e hospitalar, escolas, igrejas, universidades e até filas de pessoas esquálidas em busca de alimentos. Organizações humanitárias afirmam que, até este momento, já houve quase mil mortes por desnutrição severa e cerca de 200 mil pessoas mutiladas.

O Fórum das Seis soma sua voz a todas e a todos que exigem a imediata libertação das/os ativistas da Flotilla. Entre elas/eles, estão 17 brasileiras/os: Bruno Gilga e Magno Carvalho (Sintusp), Mariana Conti (vereadora de Campinas – PSOL/SP), Thiago Ávila (Militante Ecosocialista e Internacionalista), Gabi Tolloti (presidente do PSOL/RS), Nico Calabrese (Rede Emancipa), Luizianne Lins (deputada federal – PT/CE), Mohamed Kadri (dirigente do Fórum Palestino), Ariadne Catarina Cardoso Teles, Bruno Sperb Rocha, Miguel Bastos Viveiros de Castro, Giovanna Martins Vial, Hassan Massoud, Paulo Siqueira Costa, João Leonardo Cavalcanti Aguiar Costa, Nicolas Calabrese (cidadão argentino residente no Brasil) e Lisiane Proença Severo.

O Fórum das Seis saúda a decisão da Unicamp, após mobilização de toda a comunidade acadêmica, que em 30/9 anunciou o rompimento de convênio com o Instituto Tecnológico Technion, de Israel. Saúda também a manifestação de repúdio ao genocídio deliberada no Conselho Universitário (CO) da Unesp em 28/8.

O Fórum das Seis saúda as/os militantes de organizações judaicas progressistas, no Brasil e no mundo, que se somam às manifestações e lutam pelo fim destas atrocidades. Saudamos as centenas de milhares de pessoas que já saíram às ruas em Israel, para condenar e pedir o fim das agressões à população palestina.

Pelo rompimento das relações do Brasil com o Estado de Israel! Que o governo Lula exija a libertação dos/as ativistas da Flotilla! 

Pela imediata ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza! 

Pelo fim do genocídio do povo palestino!


Imprimir   Email