ENDEREÇO
SÃO PAULO
- Praça da Sé, 108, 3º andar
Centro, São Paulo - SP
CEP: 01001-000
CNPJ: 61.365.771/0001-77 - Fone: (11) 3105-0645
- E-mail: [email protected]
Ter uma estrutura organizativa própria no Sintunesp para acolher, discutir, organizar e fazer avançar as demandas e as lutas das mulheres da categoria. Esse antigo objetivo começa a tomar corpo na entidade.
No dia 24 de julho, uma primeira reunião com esse tema aconteceu em São Paulo, reunindo membros da Diretoria Colegiada do Sintunesp e diretoras do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) como convidadas. Pelo Sintunesp, estavam presentes Aparecida Saturnino Mesquita Romero, Isabela Cristine Manzolli Rodrigues, Alice da Silva Leite Vieira, Patrícia Inague, Gabriel Scoparo do Espírito Santo e João Carlos Camargo de Oliveira. Pelo STU, Elisiene Lobo, Isaura Modesto e Irene Rabelo Moreira Rodrigues.
As convidadas relataram como funciona a Coordenação de Mulheres da entidade irmã e também deram depoimentos pessoais sobre situações de assédio e misoginia. “A mulher precisa se impor, apesar de todo e qualquer assédio, pois a violência é diária”, disse Irene, lembrando que a luta política, por justiça social, é imprescindível para as mulheres. Elisene destacou a necessidade da expansão e do entendimento do feminismo e das cotas em todas as esferas sociais e políticas.
As representantes do STU citaram exemplos de eventos que já organizaram com o tema: atividades no Dia das Mulheres, debates e encontros sobre mulheres negras, mulheres aposentadas, mulheres e etarismo, entre outros. Elas ressaltaram que é importante que os homens sejam convidados para os eventos também, como forma de reeducação: receberem informações novas para enxergarem diferente. “Diálogo e empatia são a base para as mudanças”, frisaram.
Ao final do encontro, fizeram o convite para que o Sintunesp integre a Marcha das Mulheres, prevista para Brasília, no dia 25/11/2025. Elisiene, Isaura e Irene apresentaram sugestões de atividades que podem fazer parte da futura Secretaria de Mulheres da nossa entidade: criação de um canal centralizado para o recebimento de denúncias, ter uma estrutura para registro dos casos relatados e encaminhamento para atendimento jurídico e/ou psicológico, se necessário. Além disso, promover eventos e atividades – como palestras presenciais e online, rodas de conversa etc. – com temas de interesse das mulheres.
Os representantes do Sintunesp enalteceram a disposição das companheiras do STU e agradeceram pelos subsídios e aprendizado da reunião. Eles destacaram a importância de combater o machismo, o racismo e outros tipos de preconceito, como a gordofobia e o etarismo, violências que podem causar tristeza, depressão, acarretando afastamento do trabalho por doença, além de afetar negativamente diferentes esferas da vida da pessoa.
Novas reuniões estão previstas para avançar e concretizar a formação da Secretaria de Mulheres do Sintunesp.
Praça da Sé, 108, Centro – 3º andar
Centro - São Paulo - SP - CEP. 01001-000
CNPJ: 61.365.771/0001-77
© Sintunesp, todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Obla Digital