PAUTA ESPECÍFICA: Negociação sinaliza reajuste no VA e remete outros pontos para debate na Comissão de Orçamento e colegiados. Sintunesp agenda plenária

PAUTA ESPECÍFICA: Negociação sinaliza reajuste no VA e remete outros pontos para debate na Comissão de Orçamento e colegiados. Sintunesp agenda plenária

A primeira negociação envolvendo a Pauta Específica 2024, contendo as reivindicações das servidoras e dos servidores técnico-administrativos da Unesp, aconteceu na manhã de 25/7. Pela reitoria, estiveram presentes o reitor, professor Pasqual Barretti, e o assessor Marcelo dos Santos Pereira, docente do campus de Guará. O Sintunesp foi representado por seus diretores Alberto de Sousa, Claudio Roberto Ferreira Martins, João Carlos Camargo de Oliveira e Valdomiro Rodrigues de Souza.

Sobre alguns pontos, como você verá a seguir, houve uma discussão pouco mais detalhada, mas a resposta formal a todos os itens da Pauta Específica será enviada ao Sintunesp por escrito, o quanto antes, segundo compromisso assumido pelo reitor.

Alguns dias antes da negociação, a reitoria divulgou as portarias 70 e 72, que atendem a duas reivindicações da categoria: a redução de jornada para responsáveis por pessoas deficientes e a possibilidade de prorrogação da licença-paternidade. Clique para ver detalhes.

Vale alimentação: O reitor disse ser favorável ao reajuste do vale alimentação, dos atuais R$ 1.414,00 para R$ 1.502,00, conforme reivindicado na Pauta Específica. O Prof. Pasqual afirmou que remeterá a implementação para o setor administrativo. Detalhes, como prazo, serão divulgados depois pela reitoria. Com isso, os reajustes no VA deixarão de ocorrer em janeiro de cada ano e voltarão a ser negociados logo após a data-base (maio).

Vale refeição: O reitor afirma ser favorável à reivindicação, mas informou que também quer discuti-la com a Adunesp, cuja pauta específica contém este item. Ele também destacou que a implantação dependerá de discussão na Comissão de Orçamento e nos colegiados.

Vale transporte: Quando à extinção do teto na concessão do benefício, o reitor considera que não há previsão legal, mas não se opõe que a possibilidade seja debatida na Comissão de Orçamento e colegiados.

Equiparação: A opinião do reitor é que não deve haver mais nenhuma referência este ano, mas considera que não cabe a ele decidir e que o assunto deve ser levado pelo Sindicato à Comissão de Orçamento e aos colegiados.

Carreira: Quanto à reivindicação de revisão nas regras do GDPC e do AIQ, a opinião do reitor é que ainda é cedo para isso. Ele sugere que a categoria aguarde, ao menos, o desenrolar do primeiro ciclo de avaliação. Sobre as distorções, o Prof, Pasqual disse que o assunto é responsabilidade da comissão criada pelo CADE, com posterior discussão e deliberação nos colegiados centrais.

Obs.: O Sintunesp está solicitando reunião com a Comissão de Orçamento, o mais breve possível, e já encaminhou também pedido de agenda com a comissão de equiparação.

............

Plenária estadual em 31/7, 15h: Vamos avaliar as respostas da reitoria e a nossa mobilização

O Sintunesp convida todas e todos para uma nova plenária online. O objetivo é avaliar a resposta formal à Pauta Específica, que a reitoria ficou de enviar à entidade, e os próximos passos da mobilização.

Conforme apontado nas assembleias e referendado na última plenária estadual, boa parte dos campi está em ‘estado de greve’ e há o indicativo de iniciar uma greve da categoria a partir de 5/8.

Sem organização, não tem luta! Sem luta, não tem conquista!


Imprimir   Email