Cadê a reunião, Cruesp? Boletim do GT Verbas aponta crescimento das perdas: Já perdemos 19,1 salários desde 2012

Cadê a reunião, Cruesp? Boletim do GT Verbas aponta crescimento das perdas: Já perdemos 19,1 salários desde 2012

Em 2022 e 2023, a forte atuação das entidades representativas das categorias, por meio do Fórum das Seis, permitiu a recuperação de parte das perdas que vinham sendo cobradas das reitorias. Em fevereiro/2022, tivemos o reajuste de 20,67% e, em maio/2023, 10,51%.

É preciso avançar. Como demonstra o boletim de outubro do GT Verbas – grupo de trabalho ampliado da Adusp –, ainda faltam 14,17% para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012. Desde aquele mês até setembro/2023, deixamos de receber o equivalente a 19,1 salários devido à inflação não reposta, como mostra o quadro.Quadro GT Verbas Outubro 2023O Fórum das Seis aguarda retorno sobre a solicitação de agendamento de reunião com os reitores, conforme sinalizado durante encontro com o presidente do Cruesp, professor Pasqual Barretti, em junho.

Em atendimento à solicitação do presidente do Cruesp, o Fórum já encaminhou a sequência dos temas da Pauta Unificada 2023 para discussão na reunião a ser marcada:

  • Revisão salarial do segundo semestre;
  • Valorização dos níveis iniciais das carreiras;
  • Questões de saúde e condições de trabalho;
  • Permanência Estudantil;
  • Políticas de financiamento e relação com o governo do Estado.               

Além disso, o Fórum insiste na criação de um Grupo de Trabalho (GT) Previdência entre as partes, tema relevante para a comunidade acadêmica, tendo em vista as muitas reformas e mudanças previdenciárias estabelecidas nos últimos anos. E também deseja debater com o Cruesp, na perspectiva de ações conjuntas, os efeitos da provável Reforma Tributária sobre o financiamento das universidades estaduais e do Centro Paula Souza.


Imprimir   Email