Todo apoio à luta dos/as servidores/as do HRAC da USP, o ‘Centrinho’ de Bauru

Todo apoio à luta dos/as servidores/as do HRAC da USP, o ‘Centrinho’ de Bauru

Com uma forte paralisação no dia 13/9, os/as servidores/as técnico-administrativos/as do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru (HRAC-USP), o “Centrinho”, foram à luta em protesto contra o prazo exíguo que havia sido dado pela reitoria da USP (14/9) para que “optassem” entre trabalhar para uma fundação privada (Faepa) ou pedir transferência para alguma unidade da Universidade.

O convênio com a Faepa, fundação gerida por docentes da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, dá a ela o direito de administrar por cinco anos o Hospital das Clínicas de Bauru, que vai absorver o HRAC.

A pressão surtiu efeito e o prazo para assinatura do “termo de anuência” foi estendido para 31/10, mas isso não dá conta de amenizar as angústias dos/as mais de 500 servidores/as. Para quem não concordar em se submeter às novas chefias privadas, é incerto o local da nova alocação.

O Sintusp está convocando assembleia para 27/9, para definir os próximos passos da mobilização. A luta maior é pela reversão da “desvinculação” do Centrinho, aprovada de forma ilegal e ilegítima pelo Conselho Universitário da USP em 26/8/2014, por iniciativa do então reitor Marco Antônio Zago.

 

Pauta Unificada do Fórum trata do tema

O item V da Pauta Unificada 2022, que o Fórum deseja debater com o Cruesp, é dedicada aos “Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde”. O item traz as seguintes reivindicações:

1 - Aprimoramento do caráter público dos Hospitais Universitários (HU), com reversão de toda forma de privatização (autarquização, fundações, Organizações Sociais – OS etc.) e apropriação privada de sua capacidade instalada e administrativa, com financiamento público adequado para seu funcionamento e melhoria do atendimento à população. Em especial, a reversão da deliberação do Conselho Universitário da USP sobre o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC ou “Centrinho” de Bauru).

2 - Reconhecimento e manutenção dos hospitais universitários como unidades que realizam ensino, pesquisa e extensão.

3 - Jornada de 30 horas para as servidoras e para os servidores da área de saúde, que trabalham diretamente no atendimento à população.

4 - Contratação de pessoal condizente com as demandas existentes nos HU e Centros de Saúde, por concurso público, de forma a garantir atendimento de qualidade e boas condições de trabalho nestas instituições.

5 - Que todas as unidades de saúde instaladas nas dependências dos campi das três Universidades estaduais paulistas tenham o caráter único de atendimento público -- 100% SUS.


Imprimir   Email