Associação dos Docentes da Unesp/Botucatu e Sintunesp convidam para leitura da ‘Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito!’ em 11/8. Outros campi também se mobilizam

Associação dos Docentes da Unesp/Botucatu e Sintunesp convidam para leitura da ‘Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito!’ em 11/8. Outros campi também se mobilizam

Universidades e entidades sociais de todo o país farão eventos em defesa do Estado Democrático de Direito em 11 de agosto. As iniciativas vão acontecer em apoio ao movimento deflagrado pela Faculdade de Direito da USP, que lançou a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”, que já conta com mais de 700 mil assinaturas. No dia 11, numa grande atividade que reunirá personalidades acadêmicas e científicas, artistas, jornalistas, políticos, trabalhadores, estudantes e outros, a Carta será lida no Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Francisco, em São Paulo.

Assim como previsto em centenas de cidades, Botucatu também terá evento semelhante, com apoio da Associação dos Docentes da Unesp/Botucatu e do Sintunesp. Vai ser às 11h, na rampa da Biblioteca, aberto a todos e a todas que queiram participar.

A Carta

Com grande repercussão na imprensa, a Carta é uma resposta da sociedade aos ataques dos atuais mandatários do governo federal contra o processo eleitoral e as urnas eletrônicas.

O texto lembra que, após os anos de ditadura militar, “nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude”.

O documento situa as eleições atuais neste cenário e alerta: “Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições. Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.”

Você pode conferir a íntegra da Carta e assinar em www.estadodedireitosempre.com  

Prudente e Franca: Atividades em outros campi

No fechamento deste boletim, em 5/8, alguns campi da Unesp também anunciam a realização de atividades no dia 11/8, em sintonia com o ato no Largo de Francisco.

Em Presidente Prudente, a direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp convida para atividade às 11h, na Praça dos Tamarindos. No texto de divulgação, professores, funcionários e estudantes são chamados a comparecer ao ato que, “cabe esclarecer, não tem qualquer viés partidário, antes expressa preocupação com a manutenção da ordem institucional e democrática do país."

Em Franca, conforme deliberação unânime da Congregação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Unesp, em reunião realizada em 2/8, foi manifestado integral apoio à Carta, conclamando a comunidade a subscrever o documento. No dia 11, às 11h, a Carta será lida em ato na Faculdade, que também receberá faixa com os dizeres “Estado Democrático de Direito Sempre!" na entrada do campus. Também foi aprovada a participação de representantes da FCHS na USP Ribeirão Preto, atendendo a convite da faculdade de Direito daquela cidade.

 

 

 


Imprimir   Email