Sintunesp convida para primeiro ato da data-base 2022, em Campinas, dia 31/5: Cruesp, agende as reuniões com o Fórum

Sintunesp convida para primeiro ato da data-base 2022, em Campinas, dia 31/5: Cruesp, agende as reuniões com o Fórum

Reunidas em 19/5, em Campinas, as entidades que compõem o Fórum das Seis, entre elas o Sintunesp, aprovaram a realização de um primeiro ato público na data-base 2022. Vai ser no dia 31 de maio, terça-feira da próxima semana, às 13 horas, em frente à reitoria da Unicamp, casa do atual presidente do Cruesp, o reitor Tom Zé.

O objetivo é cobrar o agendamento de uma reunião para discussão da Pauta Unificada deste ano, protocolada em 13/4 e sem nenhum retorno até este momento. Vamos pressionar, também, para que tenham início as reuniões do GT Salarial, conforme acordado entre as partes.

Se você quer participar do ato, entre em contato com o Sintunesp (com Noemi), até o dia 26/5, pelos seguintes canais:

- Telefone: (11) 3105-0645

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inflação não dá trégua: em dois meses, já perdemos quase 3% 

O reajuste de 20,67% em março/2022, embora expressivo, corre o risco de esfarelar rapidamente, devido ao ritmo galopante da inflação. Somente nos meses de março e abril/2022 (após o reajuste), já temos 2,77% de inflação acumulada (medida pelo INPC-IBGE). Os preços não param de subir e cada ida ao supermercado é motivo de susto e preocupação. 

O Fórum das Seis protocolou a Pauta de Reivindicações da data-base de 2022 no dia 13/4, acompanhada de um ofício solicitando o agendamento de reunião. Passados mais de 40 dias desde então, sequer houve resposta ao ofício.

É preciso que o reitor Tom Zé, da Unicamp e atual presidente do Conselho de Reitores/Cruesp, marque uma data para iniciar esta discussão. As entidades representativas esperam que o clima de diálogo e respeito, presente nas reuniões deste ano, seja mantido e aprofundado.

Para voltar ao poder de compra de maio/2012, faltam 20,99% 

Na última reunião com as entidades que compõem o Fórum das Seis, em 17/3, o Cruesp comprometeu-se a reativar o grupo de trabalho (GT) criado em 2021 e que não havia avançado. Desde então, já se passaram mais de dois meses e nada! Sequer uma resposta aos ofícios do Fórum foi dada. 

A formação deste GT destina-se a dois pontos centrais:

  1. A construção de um plano de reposição das perdas anteriores, para recuperarmos o poder de compra que os salários tinham em maio/2012.  De maio/2012 (data de referência do Fórum das Seis) a abril de 2022, temos 85,43% de inflação. Como recebemos um reajuste total de 53,27% neste mesmo período, falta uma correção de 20,99% para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012. Importante ressaltar que, em nenhum momento, estamos falando de aumento real de salários, mas apenas de reposição inflacionária.
  2. A construção de um plano de valorização dos níveis iniciais das carreiras de docentes e de técnico-administrativos, conforme propostas já apresentadas pelo Fórum das Seis. 

O compromisso assumido pelos reitores foi o de realizar rapidamente uma primeira reunião do GT, na qual Fórum e Cruesp listariam os estudos e levantamentos que precisam ser feitos pelas universidades para subsidiar a construção de propostas para os dois pontos acima. Reitor Tom Zé, é preciso agendar a reunião e manter a palavra empenhada pelo Cruesp!

É HORA DE RETOMAR A MOBILIZAÇÃO! 


Imprimir   Email