Assembleia do Sintunesp, em 24/11, 10h, vai discutir os indicativos do Fórum das Seis: luta por reajuste de 20% em janeiro e outras reivindicações

Assembleia do Sintunesp, em 24/11, 10h, vai discutir os indicativos do Fórum das Seis: luta por reajuste de 20% em janeiro e outras reivindicações

De acordo com os indicativos feito pelo Fórum das Seis, os sindicatos de servidores docentes e técnico-administrativos das três universidades devem realizar assembleias de base, até 24/11, para discutir a necessidade de atualização da Pauta de Reivindicações da data-base 2021 e formas de mobilização.

Diante da inflação galopante e do silêncio do Conselho de Reitores (Cruesp) frente às seguidas cobranças pela realização de reuniões entre as partes, o Fórum das Seis decidiu atualizar as reivindicações. A pauta entregue aos reitores em 6 de abril deste ano apontava que o reajuste necessário, em maio/2021, para recompor os salários nas universidades estaduais paulistas ao nível de maio/2012 era de 29,81%. Então, a reivindicação apresentada naquele momento, maio/2021, era a concessão imediata de 8% nos nossos salários, articulada com um plano de médio prazo para reposição das perdas restantes.

Mas a inflação disparou e o poder de compra dos nossos salários, que já vinha em declínio nos últimos anos, despencou. A inflação (INPC-IBGE) de maio a outubro de 2021 é de 5,96% e uma estimativa conservadora aponta uma inflação de maio a dezembro de 2021 de 8,52%. Considerando estes valores, a reposição necessária para recuperarmos o poder de compra de maio/2012 sobe para 40,87%.

Considerando a suspensão da data-base de 2020 – pelo Fórum das Seis, devido ao início da pandemia – e a ausência de negociações até este momento na data-base de 2021, e diante da queda brutal do poder aquisitivo das categorias, o Fórum das Seis atualizou a Pauta Unificada 2021 e apresenta ao Cruesp as seguintes reivindicações:

  • Reposição de 20% em janeiro/2022, quando os efeitos da LC 173 (a famigerada lei federal que congelou salários e benefícios dos servidores até dezembro/2021) estarão encerrados. Esse índice corresponde à inflação medida entre maio/2019 e dezembro/2021.
  • Negociação imediata da valorização dos níveis iniciais das carreiras, com base nas propostas do Fórum das Seis, e de um plano de reposição das perdas restantes, a partir de 2012, com a perspectiva de zerá-las na data-base de 2022, incluindo a atualização da inflação até abril/2022.

Com o caixa em alta e o comprometimento acumulado da arrecadação com salários no menor nível de toda a história (de janeiro a outubro/2021, a média das três universidades ficou em 69,46%), as universidades têm plenas condições de negociar e atender nossas reivindicações. Confira mais dados e detalhes no Boletim do Fórum das Seis.

Todos e todas à assembleia online

            Para discutir esse cenário e formas de mobilização, o Sintunesp convida todos e todas os/as servidores/as técnico-administrativos/as para uma assembleia geral, em plataforma online, no dia 24/11, quarta-feira, às 10h. O link de acesso é https://meet.google.com/tta-ixjp-obe.

Pauta:

  • Informes;
  • Indicativos do Fórum das Seis;
  • Outros.

Participe! Sem organização, não tem luta! Sem luta, não tem conquista! 

BASTA DE ENROLAÇÃO E DE FALTA DE RESPEITO ÀS CATEGORIAS E A COMPROMISSOS ASSUMIDOS!

Queremos discutir nossas reivindicações salariais e o retorno presencial seguro. Cruesp, cadê o diálogo democrático?

.............................

Na Unesp, temos mais motivos ainda para lutar!

Em maio/2016 e em maio/2019, a Unesp não honrou os índices concedidos pelo Cruesp, respectivamente 3% e 2,2%, implodindo uma política de isonomia de reajustes vigente desde o início das negociações com o Fórum das Seis.

No caso dos 2,2%, foram pagos somente em abril/2020. Em relação aos 3%, após sucessivas cobranças, ignoradas pelas gestões anteriores, a atual reitoria da Unesp informa que os aplicará a partir de janeiro de 2022 e que reconhece a existência de um passivo referente aos retroativos. De acordo com cálculos da Adunesp e do Sintunesp, o prejuízo causado pelo calote de maio/2016 até hoje corresponde a uma perda em torno de 2,7 salários atuais para cada servidor/a técnico-administrativo/a e docente. O pagamento destes retroativos não pode ser esquecido e vem sendo objeto de discussão dos sindicatos com a reitoria.

Em breve, confira no Boletim Conjunto Adunesp/Sintunesp, informes sobre a sessão do Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE), em 17/11/2021, que tratou da peça orçamentária da Unesp para 2022.

 


Imprimir   Email