Fiesp organiza evento “Reforma administrativa, já”. Empresários tentam colocar PEC 32 em debate novamente  

Fiesp organiza evento “Reforma administrativa, já”. Empresários tentam colocar PEC 32 em debate novamente   

Fórum do Setor Público convida para ato em SP, em 24/3, a partir das 8h30

“Chegou a hora de construir o país moderno e eficiente que almejamos. Depois da aprovação da reforma tributária, é o momento de reorganizar a administração pública e a gestão estatal, transformando o Brasil em um país que funciona, avança e oferece oportunidades reais para todos”.

O trecho acima é parte da convocatória do evento “Reforma administrativa, já”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A atividade está marcada para a sede do órgão, em São Paulo, durante todo o dia de 24/3.

Trata-se de uma investida de peso da maior entidade do empresariado brasileiro para tentar colocar na ordem do dia novamente a famigerada proposta de emenda constitucional (PEC) 32/2020, gestada pelo ministro da Economia Paulo Guedes. Entendida claramente como um conjunto de medidas para enxugar o Estado, cortar direitos do funcionalismo público e precarizar os serviços públicos prestados à população por meio de terceirizações e privatizações generalizadas, a PEC 32 foi fortemente rejeitada pelo movimento sindical e partidos de oposição ao então governo Bolsonaro, o que garantiu sua retirada de pauta.

Na tentativa de dar novo fôlego à proposta, que dorme nas gavetas do Congresso Nacional e pode ser colocada novamente em debate a qualquer momento, o evento da Fiesp traz personagens de peso. É o caso de Antonio Anastasia, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-governador de Minas Gerais, dos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), dos senadores Davi Alcolumbre (União Brasil) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente presidente e ex-presidente do Senado, e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).

A convocatória do evento anuncia, embora com asteriscos alertando para pendência de confirmação, a presença da ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Ato público na frente da Fiesp

As entidades que compõem o Fórum das Trabalhadores e dos Trabalhadores do Setor Público vão realizar uma manifestação de repúdio à tentativa de ressuscitar a PEC 32 e a reforma administrativa. Vai ser na segunda-feira, 24/3, a partir das 8h30, em frente ao prédio da Fiesp (Avenida Paulista, 1.313, SP), com a chamada ´A reforma administrativa é contra o povo! Os ricos querem acabar com os serviços públicos´. O Fórum das Seis apoia o ato e convida a comunidade das universidades estaduais e Centro Paula Souza a participar.


Imprimir   Email