Ato público, mobilização nas unidades: Sessão do CADE teve luta dos servidores como assunto central. Pressão leva a agendamento de reunião para 28/8

Ato público, mobilização nas unidades: Sessão do CADE teve luta dos servidores como assunto central. Pressão leva a agendamento de reunião para 28/8

Esta quarta-feira, 21 de agosto de 2024, entra para a história das lutas dos servidores técnico-administrativos da Unesp. Caravanas oriundas dos campi de Assis, Araraquara, Bauru, Botucatu, Jaboticabal e Marília ocuparam a frente da reitoria da Unesp, com faixas, palavras de ordem e muita animação. Com o apoio de vários estudantes, os servidores realizaram um ato para pressionar o CADE a se manifestar em prol da retomada da discussão sobre a equiparação.

Em várias unidades, houve paralisação, panfletagens e cafés coletivos para acompanhar a sessão do colegiado, como é o caso de Tupã, Dracena, Sorocaba, Rio Preto, Prudente e Guaratinguetá.

Os representantes do Chapão Sintunesp/Associações cobraram da mesa a inserção da discussão sobre as demandas da categoria como item de pauta. O tema ocupou boa parte da sessão e contou com o apoio de representantes docentes e discentes. Vários enfatizaram a justiça da reivindicação, lembrando que a isonomia entre as três universidades deve ser prioridade, e propondo que haja planejamento e calendário para encaminhá-la.

O professor Edson Capello, pró-reitor da Propeg e presidente do CADE, procurou enfatizar o fato de que a equiparação estava esquecida nas gestões anteriores e que coube à atual retomá-la. Em sua opinião, não é possível atendê-la de uma vez, mas concorda com a necessidade de planejar para que isso aconteça, lembrando que o processo envolve a negociação no âmbito da comissão bipartite reitoria/Sintunesp e, também, análise pela Comissão de Orçamento.

Os representantes dos servidores insistiram na necessidade urgente de agendamento de reuniões da comissão, paralisadas desde o mês de junho, quando ocorreu a última, além da necessidade de recompor sua presidência (que estava vaga desde o afastamento do professor César Martins). Foi proposto que o presidente do CADE assuma essa função, o que foi aceito por ele.

Após as discussões, foi aprovada por aclamação a seguinte manifestação do CADE:

“Em reunião ordinária realizada em 21 de agosto de 2024, o Conselho de Administração e Desenvolvimento da Unesp (CADE) aprovou manifestação, por aclamação, para que a comissão que tem por objetivo discutir a equiparação salarial dos servidores técnico-administrativos da Unesp com a USP tenha sua presidência recomposta, com a assunção do Prof. Dr. Edson Antonio Capello Sousa, e que retome as negociações de imediato, com o agendamento de nova reunião no menor tempo possível.” 

A sessão do CADE também foi espaço de cobranças sobre as distorções da carreira, GDPC e outros, além de indicação de nomes para várias comissões, o que será abordado em novos boletins.

Nota: Logo após o término da sessão, o Sintunesp providenciou o envio de ofício ao presidente do CADE, novo presidente da comissão de equiparação, solicitando urgência no agendamento da reunião. No início da noite de 22/8, ficou acertado o agendamento de uma reunião da comissão para 28/8, quarta-feira, às 10h.

Plenária em 23/8

Em 23/8, sexta, às 14h, todos e todas estão convidados para nova plenária estadual online, de avaliação e encaminhamentos coletivos. O link da atividade (ingresso somente com e-mail institucional) é https://meet.google.com/itm-nwdn-qje

Montagem fotos


Imprimir   Email