GDPC: Fim do limite de 20% é avanço, mas longe de tornar a carreira mais justa

GDPC: Fim do limite de 20% é avanço, mas longe de tornar a carreira mais justa

A Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg) divulgou comunicado (clique para conferir) em 14/8/2024, informando uma mudança no processo GDPC – Gestão de Desenvolvimento Profissional por Competência.

Após destacar a importância de garantir a finalização do primeiro ciclo, utilizando-o como base para o “aprimoramento” do processo, o comunicado informa que está suspensa a aplicação do limite percentual de trabalhos de excelência.

Na prática, a existência de um limite de 20% de elegíveis à promoção vem fazendo com que muitas chefias deixem de dar nota 4 aos seus subordinados, para respeitar o percentual.

Para que a suspensão do limite não seja letra morta neste primeiro ciclo, que já está em sua reta final, o Sintunesp considera necessário que as comissões de conciliação devolvam o processo às chefias, para que estas revejam a avaliação dos servidores sob sua responsabilidade. A extensão do prazo para finalização dos trabalhos do primeiro ciclo para 14/9/2024, inclusive, permite que isso seja feito.

Passado o primeiro ciclo, o Sindicato reivindica a rediscussão democrática do plano de carreira, culminando na definição de critérios objetivos e claros, com regras que realmente valorizem e estimulem os servidores da Unesp.


Imprimir   Email