DATA-BASE 2024: Participe da assembleia em seu campus até 11/4 e contribua com a construção da pauta de reivindicações deste ano

DATA-BASE 2024: Participe da assembleia em seu campus até 11/4 e contribua com a construção da pauta de reivindicações deste ano

A data-base dos servidores docentes e técnico-administrativos das universidades estaduais paulistas é 1º de maio. Ou seja, todo ano é nesta época que negociamos com os reitores tudo o que é comum para as categorias das três universidades: reajuste salarial, financiamento público, condições gerais de trabalho e estudo, entre outras.

A forma de organizar essa luta coletivamente é por meio do Fórum das Seis, instância que agrupa os sindicatos e as entidades estudantis das instituições. Cabe ao Fórum das Seis preparar a pauta de reivindicações, fortalecer a mobilização e negociar com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, o Cruesp. É a nossa mobilização unificada, inclusive com a realização de greves em alguns anos, que tem garantido conquistas.

Neste momento, estamos na etapa de construção da Pauta Unificada de Reivindicações de 2024. As entidades que compõem o Fórum – entre elas, o Sintunesp – reuniram-se e prepararam uma proposta, que deve ser avaliada pelas assembleias até 11/4. No dia seguinte, 12/4, o Fórum volta a se reunir para avaliar os resultados vindos das bases. Se for necessário, haverá uma nova rodada de assembleias, de 15 a 18/4. No dia 19/4, a pauta será fechada e protocolada junto ao Cruesp. A expectativa do Fórum das Seis é pelo agendamento de uma primeira negociação, precedida de reunião técnica entre as partes, ainda em abril.

Sintunesp orienta: Fique atento à convocação da assembleia

O Sintunesp orienta seus diretores de base e militantes a agendarem as assembleias até 11/4, conforme indicativo do Fórum das Seis. Datas e horários devem ser informados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., bem como os resultados posteriores. Nas assembleias, os servidores e as servidoras devem avaliar os indicativos do Fórum das Seis e, se desejarem, fazer sugestões.

...........

Para entender melhor a reivindicação salarial proposta pelo Fórum das Seis

Nos indicativos elaborados pelo Fórum das Seis, a serem avaliados pelas assembleias de base, o primeiro item diz respeito aos salários. A proposta tem como objetivo geral a reposição das perdas que os salários vêm acumulando desde maio/2012.

Em 2022 e 2023, após os anos “congelados” na pandemia, tivemos os seguintes reajustes: em fevereiro/2022 (salários pagos em março) recebemos 20,67%; em maio/2023 (salários pagos em junho), o índice negociado pelo Fórum com os reitores ficou em 10,51% (7,51% dos 14 meses anteriores + 2% de recomposição de perdas passadas).

Em 2024, queremos repor a inflação do período (maio/2023 a abril/2024) e avançar na reposição necessária para recuperarmos o poder de compra de maio/2012.  

Os números da inflação são assim:

- A previsão do Fórum das Seis para a inflação de maio/2012 a abril/2024 é de 18%. Portanto, esse seria o índice total necessário agora para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012.

- Para os 12 meses (maio/2023 a abril/2024), a previsão do Fórum das Seis é de uma inflação de 4%.

Obs.: Pode haver variações, pois os números de março e abril/2024 podem variar.

As reivindicações ficariam assim:

- Em maio/2024, a proposta é pedir a inflação dos 12 meses (4%) + a metade do que faltar para voltar a maio/2012 (se tiramos 4% da inflação total de 18%, ficariam faltando 14%. Portanto, a metade disso é 7%. Assim, em maio/2014, pedimos 4% + 7% = 11%).

- Em relação à segunda metade do que faltar (os outros 7%), a reivindicação é negociar um plano de pagamento ainda em 2024.

020424tab

..................

Mas a pauta não tem só salário: Veja os demais pontos

Embora os salários sejam o ponto de maior atenção das categorias, há outros igualmente importantes. As assembleias de base devem avaliar todos eles e, se houver propostas diferentes, encaminhar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O mesmo vai acontecer na base de todas as entidades sindicais e estudantis e caberá ao Fórum das Seis avaliar as sugestões e construir a proposta final de Pauta Unificada, a ser enviada aos reitores.

Tudo o que não é comum a todas as categorias entra nas respectivas pautas específicas, a serem negociadas em cada universidade após a data-base. No caso do Sintunesp, a pauta específica traz questões relevantes, como é o caso da equiparação salarial.

A proposta de pauta unificada do Fórum das Seis para 2024 parte de um conjunto de premissas básicas, que norteiam a definição das reivindicações. É o caso da defesa da autonomia universitária, do aumento de recursos públicos às instituições, da democratização das instâncias de poder, contra a terceirização e a privatização, pela isonomia e paridade entre pessoal da ativa e aposentadas/os, entre outros princípios.

A partir deste preâmbulo, vêm seis itens:

I - Salários e isonomia

II - Financiamento e reforma tributária

III - Acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa

IV - Condições de trabalho e estudo

V - Defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde

VI - ETECs e FATECs: Defesa do vínculo com a Unesp

               

  • Acesse a íntegra da proposta de Pauta Unificada 2024 em

Imprimir   Email