RECADASTRAMENTO: Após cobranças e denúncias, governo edita novo decreto e prorroga prazo até 30/4. Sintunesp e Adunesp seguem reivindicando ajustes no sistema

RECADASTRAMENTO: Após cobranças e denúncias, governo edita novo decreto e prorroga prazo até 30/4. Sintunesp e Adunesp seguem reivindicando ajustes no sistema

O governo Tarcísio de Freitas anunciou a prorrogação do prazo para o recadastramento de servidores da ativa, inicialmente previsto para 17/3. A medida consta no Decreto nº 68.385, de 12/3/2024, e estende a data para 30/4.

A decisão pela prorrogação acontece em meio a uma chuva de críticas das entidades representativas do funcionalismo, após o governo ter alterado o formato de recadastramento, que antes ocorria na data de aniversário do servidor, e obrigando todos a fazerem o procedimento até 17/3.

Mas a prorrogação da data não encerra o problema. Assim como os demais sindicatos, Sintunesp e Adunesp cobram melhorias no sistema. As entidades têm recebido inúmeras queixas de pessoas que não estão conseguindo concretizar a tarefa de recadastrar-se. Há relatos de dificuldades de toda ordem: há campos, como o de dependentes e o de gênero, que não permitem alterações; o fornecimento de prova de vida por reconhecimento facial é impraticável em muitas vezes; o sistema apresenta falhas na etapa de salvamento de informações, entre tantos outros problemas.

Em ofício conjunto, os dois sindicatos já haviam solicitado a intervenção da reitoria da Unesp junto ao governo, para pleitear a prorrogação do prazo e melhorias no sistema. Posteriormente, o Fórum das Seis enviou pedido idêntico ao Conselho de Reitores (Cruesp), em nome de todos os sindicatos das universidades estaduais paulistas.


Imprimir   Email