Assis, 24/8: Tudo pronto para a manifestação durante a sessão do CO. Queremos cronograma e compromisso com a equiparação

Assis, 24/8: Tudo pronto para a manifestação durante a sessão do CO. Queremos cronograma e compromisso com a equiparação

Caravanas oriundas de várias partes do estado já confirmaram presença no ato organizado pelo Sintunesp para esta quinta-feira, 24/8, a partir das 8h, durante a sessão do Conselho Universitário (CO), no campus de Assis.

A manifestação é parte das atividades da greve dos técnico-administrativos/as da Unesp, iniciada em 8/8 e que se mantém nos campi de Araraquara, Bauru, Botucatu, Ilha Solteira, Instituto de Artes (SP), Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Assis. Outros campi, como Guaratinguetá, Sorocaba e Franca, vêm realizando paralisações pontuais e farão atividades locais no dia 24/8.

A reivindicação do movimento é a equiparação salarial da categoria com os colegas da USP. Embora realizemos o mesmo trabalho, chegamos a receber até 40% menos que os da USP.

 

A negociação em 15/8

Já com uma semana de greve, a reitoria da Unesp agendou uma negociação para 15/8/2023. Após uma sequência de argumentações – do Sintunesp, sobre a premência de avançar na isonomia com as universidades irmãs, e da reitoria, basicamente o cenário econômico desfavorável – chegou-se à proposta de concessão do equivalente a duas referências para cada servidor, o que corresponde a cerca de 10%, a serem aplicados nos salários pagos no início de outubro/2023.

A avaliação das assembleias realizadas após a negociação foi de que houve um passo importante na luta pela equiparação, o que só ocorreu por conta da mobilização e da greve, mas que a proposta apresentada na reunião com a reitoria é insuficiente. Isso devido a dois fatores: 1) o tamanho do prejuízo que a categoria acumula com a falta de isonomia há mais de 10 anos; 2) a ausência de um cronograma objetivo de continuidade de implantação da equiparação ainda na gestão atual.

Esta avaliação levou à manutenção da greve e à manifestação em Assis, em 24/8.

 

É preciso e possível avançar

Queremos a definição e a formalização de um cronograma para a implantação da equiparação, o que não foi apresentado na negociação de 15/8.

EQUIPARAÇÃO = ISONOMIA = JUSTIÇA COM O SEGMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO!


Imprimir   Email