RETROATIVOS: Reitoria sinaliza disposição em quitar dívida total ainda este ano. Nova reunião em 29/3 pode fechar proposta

RETROATIVOS: Reitoria sinaliza disposição em quitar dívida total ainda este ano. Nova reunião em 29/3 pode fechar proposta

Nos diversos boletins conjuntos que o Sintunesp e a Adunesp vêm divulgando desde dezembro passado, quando tiveram início os trabalhos do grupo de trabalho (GT) criado entre reitoria e sindicatos, os/as servidores/as docentes e técnico-administrativos/as da Universidade estão sendo informados sobre o andamento das negociações pelo pagamento da dívida contraída pela Unesp em decorrência do atraso no pagamento de reajustes – os 3%, de maio/2016 até dezembro/2021, e os 2,2%, de maio/2019 até abril/2020. Portanto, os retroativos referem-se ao período de maio/2016 a dezembro/2021; em janeiro/2022, o índice de 3% foi incorporado aos salários, enquanto os 2% já haviam sido adicionados em abril/2020.

Conforme relatado nos boletins, trata-se de um processo que envolve grande complexidade e a construção de um consenso sobre o montante a ser pago e todos os aspectos envolvidos. Na última reunião do GT, em 21/3, houve avanço na explicitação da reitoria quanto ao desejo de quitar a dívida integralmente em 2022, como vinha sendo reivindicado pelos sindicatos. Na sessão do CADE em 16/3, perguntado sobre isso por vários conselheiros, o assessor técnico da Propeg Rogério Buccelli reafirmou a disposição da gestão da Unesp em saldar esse passivo ainda este ano (clique para ler a cobertura da sessão do CADE). Resta agora definir se isso ocorrerá em uma ou mais parcelas e as datas para isso.

Também estão pendentes de definição o montante da dívida e o formato em que será pago. Até este momento, tudo leva a crer que o formato será o de “abono de caráter indenizatório individualizado”, ou seja, o pagamento do valor individual a que cada um/uma tem direito. A reitoria propõe que o valor corresponda a 2,197 salários, enquanto os sindicatos buscam avançar um pouco mais. Para saber o quanto receberá, o/a servidor/a deverá multiplicar esse número pelo valor encontrado em seu holerite de início de janeiro, que traz o salário de dezembro/2021, no item “Remuneração”.

O acordo em negociação prevê o pagamento a todos/as os/as servidores/as da Unesp, ativos e inativos.

Após acordada entre as partes, a proposta será levada às assembleias das duas categorias e submetida à justiça (trabalhista e comum) para celebração final.

Nova reunião do GT está agendada para 29/3 e a expectativa é que avance para a formatação final da proposta.


Imprimir   Email