Ato/plenária em 18/8 fortaleceu luta contra a PEC 32, o PLC 26 e o arrocho salarial

Ato/plenária em 18/8 fortaleceu luta contra a PEC 32, o PLC 26 e o arrocho salarial

No dia 18 de agosto, o funcionalismo público protagonizou protestos presenciais e virtuais em todo o Brasil. O dia de protesto contra a reforma administrativa foi convocado por todas as centrais sindicais e pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, da qual fazem parte as entidades que compõem o Fórum das Seis.

Para marcar o dia, o Fórum promoveu um ato/plenária virtual pela manhã, reunindo servidora(es) e estudantes das Unesp, USP, Unicamp e Centro Paula Souza. Além do protesto contra a PEC 32/2020 (de Bolsonaro/Guedes, que tramita no Congresso Nacional) e contra a minirreforma que está em pauta na Assembleia Legislativa (o PLC 26/2021, de Doria), a atividade também foi uma via para demonstrar a indignação contra o arrocho salarial, por melhores condições de trabalho e estudo e por segurança sanitária.

A gravação da atividade pode ser conferida no Youtube, em https://youtu.be/LCJkWbRXvMM

 

250803b

 

PEC 32 avança no Congresso. É hora de aumentar a pressão

A proposta de emenda constitucional (PEC) 32/2020, mais conhecida como Reforma Administrativa, representa um grande ataque à população brasileira, pois promove o desmonte dos serviços públicos e a retirada de diversos direitos e garantias dos servidores e servidoras, atuais e futuros, abrindo espaço para a privatização e a corrupção.

Se aprovada, a PEC 32 trará grandes retrocessos como a perda de estabilidade, o aumento das contratações por apadrinhamento político, a redução dos investimentos em serviços essenciais como saúde e educação e a privatização de muitos dos serviços públicos essenciais à população.

Passado o dia de luta em 18 de agosto, novas jornadas de resistência virão. Fique atenta/o às convocações dos sindicatos. E siga pressionando deputada(o)s federais a rejeitarem a PEC 32. Você pode enviar mensagens a elas/eles em suas redes sociais. Isso pode ser feito no seguinte endereço:

PLC 26 avança na Alesp: Entidades organizam atividades

Enviado pelo governador João Doria à Assembleia Legislativa (Alesp) em 5/8/2021, o projeto de lei complementar (PLC) 26 vem sendo considerado uma minirreforma administrativa em São Paulo. Na tentativa de superar o governo Bolsonaro, Doria quer aprovar alguns ataques antecipados ao funcionalismo paulista.

O PLC 26 visa confiscar direitos – como as faltas abonadas e a correção anual pelo IPC do adicional de insalubridade, entre outros – e criar critérios rígidos para o usufruto de outros, como o abono de permanência, que também teria menores valores.

A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, da qual fazem parte as entidades que compõem o Fórum das Seis, está organizando atividades de mobilização contra o PLC 26. Fique de olho e participe!

               


Imprimir   Email