Fórum das Seis - Categorias aprovam PARALISAÇÃO em 15/7, data da próxima negociação com os reitores

Fórum das Seis - Categorias aprovam PARALISAÇÃO em 15/7, data da próxima negociação com os reitores

As entidades representativas que compõem o Fórum das Seis reuniram-se em 25 de junho para tabular os resultados da rodada de assembleias de base. Servidores docentes e técnico-administrativos das três universidades participaram das assembleias para avaliar a primeira negociação com o Conselho de Reitores (Cruesp), sobre as reivindicações da data-base 2021, ocorrida no dia 10/6, e debater o indicativo do Fórum, de paralisação em 15/7, data da segunda negociação entre as partes.

Todas as assembleias/plenárias realizadas aprovaram o indicativo de mobilização, sendo a paralisação a principal atividade prevista.

Na reunião de 25/6, foi definido o seguinte detalhamento para o dia 15/7:

- As entidades estarão em assembleia permanente, tendo como uma das atividades acompanhar a transmissão online da negociação. De acordo com compromisso assumido pelo Cruesp, a pedido do Fórum, as negociações deverão ser transmitidas online.

- Ao final da negociação, que ainda não tem horário definido, os representantes do Fórum estarão em uma sala virtual, para conversar com os servidores.

Na segunda negociação, o objetivo é avançar na discussão da Pauta, tanto das questões salariais, quanto da definição de um Plano Sanitário e Educacional em cada universidade, com a participação da comunidade universitária; há questões urgentes, como a preocupante evasão de estudantes, notadamente entre as parcelas mais vulneráveis socioeconomicamente, a assistência estudantil no contexto da pandemia etc.

Como foi a primeira negociação

A descrição dos principais fatos da primeira negociação consta no Boletim do Fórum de 11/6. Os reitores procuraram se apoiar em interpretação bastante restritiva de suas assessorias jurídicas sobre a Lei Complementar (LC) 173/2021, para justificar, por exemplo, a impossibilidade de repor perdas salariais até dezembro de 2021. O assunto deu margem a muito debate, pois há interpretações bem diversas sobre a lei. Ao final, foi definido que as procuradorias jurídicas das reitorias e as AJs dos sindicatos farão uma reunião para discutir suas respectivas análises.

O principal resultado da negociação foi o compromisso do Cruesp em montar um grupo de trabalho (GT) com o Fórum das Seis para elaborar as diretrizes de um plano de recuperação de perdas e de valorização dos níveis iniciais das carreiras.

Cruesp agenda primeira reunião do GT

Passados quase 20 dias desde a primeira negociação, o Cruesp finalmente agendou a primeira reunião do GT para 6/7. Fique de olho nas divulgações.


Imprimir   Email