Nas eleições aos ÓRGÃOS COLEGIADOS CENTRAIS 2024, vamos concorrer com um “CHAPÃO” de candidatas e candidatos comprometidos com nossa categoria e a defesa da educação pública

Nas eleições aos ÓRGÃOS COLEGIADOS CENTRAIS 2024, vamos concorrer com um “CHAPÃO” de candidatas e candidatos comprometidos com nossa categoria e a defesa da educação pública

As eleições para os Órgãos Colegiados Centrais da Unesp (Conselho Universitário/CO, Conselho de Administração e Desenvolvimento/CADE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária/CEPE, Câmara Central de Graduação/CCG, Câmara Central de Pesquisa/CCPe, Câmara Central de Pós-Graduação/CCPG e Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura/CCEC) estão se aproximando.

Como aconteceu nos últimos pleitos, Sintunesp e Associações de Servidores estão se reunindo, num processo democrático e coletivo, para montar uma chapa de candidatas e candidatos comprometidos com os interesses da categoria e a defesa da universidade pública, que já ficou conhecida por “Chapão das Entidades” ou “Chapão Sintunesp/Associações”.

No dia 2/2/2024, foi realizado um encontro em São Paulo, com representantes do Sindicato e de várias associações, para dar início ao processo. Nesta reunião, foram definidos os critérios e o calendário para a composição do Chapão, como você verá a seguir. 

Entenda o processo

As eleições aos Colegiados Centrais ainda não têm data definida. Elas deverão ser convocadas oficialmente pela Universidade em breve.

O objetivo do Sintunesp e das Associações de Servidores é chegar às eleições oficiais com o “Chapão” de candidatos montado, de modo a indicar aos servidores que votem nestas companheiras e companheiros.

Para montar o “Chapão” com candidaturas que se coloquem a serviço dos trabalhadores e da educação pública, as entidades seguem os seguintes passos:

1) Elaboram um Termo de Compromisso, com requisitos que devem ser cumpridos pelas três partes envolvidas: o Sindicato, as Associações e os candidatos. O Termo pode ser conferido no site, no item “Chapão Sintunesp/Associações 2024”.

2) Marcam um dia para a realização de eleições prévias, nas unidades. Nestas prévias, apresentam-se os candidatos às vagas para todos os Colegiados Centrais e os servidores votam nos seus preferidos.

3) Depois das eleições prévias, Sindicato e Associações se reúnem para fechar os nomes finais que vão compor o “Chapão”.

4) Com o “Chapão das Entidades” montado, o Sintunesp e as Associações farão campanha por suas candidatas e candidatos durante as eleições oficiais convocadas pela Universidade.

Olho no calendário

Fique atento às divulgações do Sindicato e das Associações! As eleições prévias ocorrerão entre os dias 1º e 5 de março. A escolha do dia fica a critério da Associação local. Todos os servidores técnico-administrativos da Unesp podem votar.

O calendário completo prevê:

De 6 a 9 de fevereiro de 2024 - O Sintunesp enviará às Associações o calendário para a realização das eleições prévias nas unidades, os critérios para a composição da chapa de candidatos apoiados pelas entidades, denominado “Chapão das Entidades”, o Termo de Compromisso das Associações e das candidatas e candidatos aos Colegiados Centrais, modelo de ata e de cédulas;

Até 17 de fevereiro de 2024 – Assinatura do Termo de Compromisso das Associações e envio ao Sintunesp.

De 19 a 23 de fevereiro de 2024 – Inscrição das candidatas e dos candidatos e assinatura do Termo de Compromisso junto à sua respectiva Associação. As Associações devem enviar ao Sintunesp a ficha de inscrição e o Termo de Compromisso de candidatos inscritos (digitalizados)

Dias 1º a 5 de março de 2024 – Eleições prévias nas Unidades. A escolha do dia fica a critério da Associação.

Dias 6 e 7 de março de 2024 – As Associações devem encaminhar ao Sintunesp, por e-mail, o resultado das eleições prévias nas Unidades. Em seguida, encaminhar ao Sindicato, até 7/3/2024, também por e-mail, os Termos de Compromisso das candidatas e dos candidatos eleitos.

8 de março/2024 – Reunião entre Sintunesp e Associações para a montagem do “Chapão das Entidades”, com a presença das candidaturas eleitas nas prévias (titular e/ou suplente).

.......................................

Como surgiu o ‘Chapão’ e a bandeira da paridade

A primeira vez que o Sintunesp e as Associações locais montaram o “Chapão das Entidades” foi nas eleições aos órgãos colegiados em 1995. No final de julho daquele ano, foram realizadas eleições prévias, que indicaram as/os candidatas/os que seriam apoiados pelo Sindicato e Associações. Esta forma de organização persiste até hoje.

Ao mesmo tempo em que organiza o “Chapão”, o Sintunesp mantém acesa a luta pela revogação das regras atuais, introduzidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1998, que estabeleceu peso de 70% aos docentes, 15% para servidoras/es e 15% para estudantes nos órgãos colegiados e nas eleições na Universidade. Ou seja, queremos a paridade: que a participação nos colegiados e nas votações na Universidade garanta peso igual para os três segmentos (um terço para docentes, um terço para servidoras/as e um terço para estudantes).

O fato de a categoria dos servidores “pesar” somente 15% nestes colegiados, no entanto, não impede que a atuação do “Chapão” seja coesa e combativa, o que tem levado a várias conquistas.

Antes das reuniões do Conselho Universitário (CO) e de outros colegiados, o Sintunesp e os membros do “Chapão” reúnem-se para discutir os assuntos que entrarão na pauta e definir uma estratégia de atuação conjunta. Quando há propostas prejudiciais à categoria ou à Universidade, é feita a denúncia à comunidade. Ao longo dos anos, foi evoluindo e se fortalecendo a ação conjunta com as/os representantes da Adunesp nos colegiados, inclusive com reuniões prévias conjuntas.


Imprimir   Email