Reitoria agenda reunião para 15/8: Greve dos técnico-administrativos da Unesp pela equiparação ganha apoio e já traz resultados

Reitoria agenda reunião para 15/8: Greve dos técnico-administrativos da Unesp pela equiparação ganha apoio e já traz resultados

A greve por tempo indeterminado dos servidores técnico-administrativos da Unesp pela equiparação salarial, iniciada em 8/8, começou forte e com boa divulgação na imprensa do interior. No primeiro dia do movimento, houve atividades nos campi que já aderiram – o mapeamento atualizado está disponível no site, no item “Greve geral – Agosto/2023” – e nos campi que se declararam em estado de greve e com paralisações pontuais.

A greve tem recebido vários apoios, de entidades sindicais e parlamentares. Abaixo, confira moção do Fórum das Seis, em nome das entidades sindicais e estudantis das três universidades e do Centro Paula Souza. Em muitos campi, há assembleias estudantis já agendadas, com discussão de apoio ao nosso segmento.

A força do movimento já tem um importante avanço: a reitoria agendou uma reunião da comissão conjunta que estuda a equiparação. Vai ser no dia 15/8, às 16h, presencial na reitoria.

 

Hora de avançar

O agendamento da reunião é fruto direto da organização da categoria, de todas as manifestações e atividades que culminam, agora, com a greve por tempo indeterminado. É muito importante mantermos a greve forte onde já está instalada e confirmá-la nos campi que estão em estado de greve e com paralisações em alguns dias.

Nos campi que ainda não agendaram assembleia, é hora de engrossar a luta! Se você e os companheiros da sua unidade têm dúvidas, querem realizar assembleia ou pedir orientações, entre em contato com o Sintunesp, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Conquista só vem com organização e luta!

Equiparação, já! Justiça aos técnico-administrativos da Unesp.

...................

Fórum das Seis divulga moção de apoio à nossa greve

O Fórum das Seis, que agrupa as entidades sindicais e estudantis das universidades estaduais e do Centro Paula Souza, divulgou moção de apoio à nossa greve. Confira:

“O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) – manifesta integral apoio e solidariedade aos/às servidores/as técnico-administrativos/as da Unesp, em greve por tempo indeterminado a partir de 8 de agosto de 2023.

A principal reivindicação é a equiparação salarial da categoria com os colegas da USP. Embora realizem o mesmo trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras da Unesp chegam a receber até 40% menos que os da USP.

Enquanto a isonomia salarial é garantida para a categoria docente, o que é justo, o mesmo não acontece com o segmento técnico-administrativo. Em 2022, o reitor Pasqual Barretti montou uma comissão entre reitoria e sindicato para estudar e construir propostas com vistas à equiparação salarial dos técnico-administrativos da Unesp com os das universidades irmãs. No entanto, apesar das expectativas criadas para o início da efetivação da isonomia, a reitoria suspendeu a negociação e limitou-se a informar a intenção de aguardar o desenrolar do cenário econômico no segundo semestre deste ano.

O Fórum das Seis insta a reitoria da Unesp a retomar os trabalhos da comissão conjunta, para que ela defina o início da equiparação e construa um plano para concluí-la. A Universidade tem folga financeira para tanto, inclusive por haver construído sólidas reservas a partir, também, das perdas salariais de seus servidores técnico-administrativos e docentes dos últimos anos, da ausência de contratações, da defasagem com os/as técnico-administrativos/as da USP.

           

TODO APOIO AO MOVIMENTO! IGUAL TRABALHO, IGUAL SALÁRIO! ISONOMIA É DIREITO!

São Paulo, 8 de agosto de 2023.

Fórum das Seis”

......................................

 


Imprimir   Email