Fórum das Seis subscreve nota da Frente Paulista sobre tragédia na EE Thomazia Montoro: Solidariedade e alerta

Fórum das Seis subscreve nota da Frente Paulista sobre tragédia na EE Thomazia Montoro: Solidariedade e alerta

A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, composta por cerca de 80 entidades representativas do funcionalismo, entre elas os sindicatos que fazem parte do Fórum das Seis, divulgou nota sobre o ataque a facadas, protagonizado por um adolescente de 13 anos na Escola Estadual Thomazia Montoro, no bairro de Vila Sônia, zona oeste da capital paulista, na manhã de 27/3/2023. O trágico saldo contabiliza a morte de uma professora de 71 anos, Elisabeth Tenreiro, e cinco pessoas feridos.

A seguir, confira a íntegra do texto:

“Nota de Solidariedade da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público à comunidade da EE Thomazia Montoro - Vila Sônia - SP  

A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, coletivo composto por mais de 80 associações, sindicatos e entidades representativas do funcionalismo público paulista, vem a público manifestar sua solidariedade aos(às) profissionais da educação e à comunidade escolar da EE Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, Capital, pela tragédia ocorrida na manhã de 27/3/2023, quando um aluno agrediu, a golpes de arma branca, estudantes e professoras, até ser contido pela própria equipe local. 

A Frente Paulista, ao se solidarizar com as vítimas e a comunidade escolar, entende que ninguém deveria se sentir inseguro em seu local de trabalho e estudo. Toda a comunidade precisa poder confiar que, ao enviar suas filhas e seus filhos à escola, estes(as) voltarão para casa ao final do período, seguros e com mais conhecimento. 

Sabemos o quanto episódios como este comovem a opinião pública, impactando no cotidiano das instituições públicas, que ficam sob holofotes apenas nestas tristes circunstâncias. 

Mas também sabemos que não se trata de fato isolado. A fragilidade em que se encontram as escolas públicas estaduais: equipes incompletas, trabalhadores(as) com contratos precários, implementação de programas de forma autoritária, sem o devido diálogo com a comunidade escolar, são alguns dos exemplos a serem considerados. 

Tudo isso, somado à uma conjuntura de revanchismos, violência e desrespeito às instituições escolares e seus(suas) profissionais, o que tem potencializado a possibilidade de ataques como o que assistimos em 27/3/2023. 

Sabemos que não basta a escola para cuidar do bem precioso que é a formação da nossa juventude. As instituições escolares são parte de uma rede de proteção à infância e adolescência composta por agentes públicos de diferentes áreas, como assistência social, saúde, segurança, que precisam também de infraestrutura, equipes completas e estáveis, condições de trabalho e atuação. 

Por isso, a Frente Paulista é avessa à ideia do punitivismo individual como solução a este triste episódio, ainda que seja a favor da responsabilização dentro dos ditames legais, mas entendendo que não se trata somente de questão de segurança. É preciso aferir todos os elementos que resultaram nesse lamentável e triste episódio. 

O momento agora é de solidariedade às vítimas e suas famílias. 

Não deixemos que as condições que podem ter contribuído para este triste episódio sejam esquecidas tão logo sejam substituídas por outras manchetes. 

Para cuidar de gente, há de se investir em gente! 

E isso se faz com serviço público de qualidade, com profissionais valorizados(as) e respeitados(as). 

Registramos nossas especiais condolências à família, amigos(as) e colegas da Professora Elisabeth Tenreiro. Que sua morte possa fortalecer a luta contra esse descaso e pelo fim da insegurança nas nossas escolas.

São Paulo, 27 de março de 2023.”


Imprimir   Email