AGE elege comissão para organizar o XII Congresso do Sintunesp e reforça chamado às assembleias da data-base até 4/4. Fique de olho e participe no seu campus  

AGE elege comissão para organizar o XII Congresso do Sintunesp e reforça chamado às assembleias da data-base até 4/4. Fique de olho e participe no seu campus  

A comissão que vai organizar o XII Congresso dos Trabalhadores da Unesp já está definida com os seguintes nomes: Beatriz Galvão Nogueira (SJ dos Campos), Rosana Ap. Bicudo da Silva (Botucatu), Erik Luciano Mulato (Bauru), Aparecida Saturnino Mesquita Romero (SJ do Rio Preto) e João Carlos Camargo de Oliveira (SJ do Rio Preto). A comissão foi constituída na assembleia geral realizada pelo Sintunesp em 16/3, em São Paulo. 

 O congresso é a instância mais importante de debates e deliberações da categoria. É nele que discutimos questões gerais (conjuntura, movimento sindical etc.) e específicas (lutas dos servidores, reivindicações, balanço de atividades etc.). É função do congresso apontar os rumos que deverá seguir o Sindicato, estabelecendo seu plano de lutas para o período seguinte. Caberá à comissão organizadora definir a data e todos os detalhes (divulgação, pautas e temas, estrutura física e outros).

210323b

Data-base 2023: Participe da assembleia em seu campus 

Na assembleia de 16/3, foram dados informes sobre a mobilização das categorias nas três universidades, com vistas à campanha salarial deste ano. Até o dia 4/4, devem ocorrer assembleias nos campi, com o objetivo de discutir propostas para a montagem da Pauta Unificada de Reivindicações 2023. Fique atento/a à convocação no seu campus e participe.

Para subsidiar as discussões, o Fórum das Seis (que engloba os sindicatos e entidades estudantis das universidades estaduais e do Centro Paula Souza), produziu um boletim com as propostas de reivindicações. 

Na questão salarial, como mostra o boletim do Fórum das Seis, a sugestão para debate nas assembleias é que reivindiquemos a reposição de perdas para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012. A projeção é que esse índice chegue a 26,03%. Nossa reivindicação ficaria assim composta:

- Em 1º/5/2023: 16,18% de reajuste (7,10% da inflação de 14 meses, março/2022 a abril/2023, + 8,48%, que é a metade da diferença que falta para repor o poder de compra de maio/2012).

- Até final de 2023: 8,48% (a outra metade que falta para repor maio/2012). Nova negociação em outubro/2023.

Veja no quadro:

210323c

A proposta de pauta do Fórum contempla seis itens. São eles: 

I - Salários e valorização dos níveis iniciais das carreiras 

II - Acompanhamento dos efeitos da pandemia da Covid-19

III - Acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa 

IV - Condições de trabalho e estudo

V - Defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde

VI – Centro Paula Souza (ETECs e FATECs)


Imprimir   Email