VITÓRIA DA NOSSA LUTA: Assembleias de base comemoram conquista e indicam mobilização por continuidade das negociações

VITÓRIA DA NOSSA LUTA: Assembleias de base comemoram conquista e indicam mobilização por continuidade das negociações

Fórum das Seis cobra agendamento de nova reunião com Cruesp, inicia construção da pauta da data-base 2022 e quer mesa permanente com os reitores. Proteção contra inflação alta, reposição de perdas anteriores, valorização da carreira e acompanhamento de retorno presencial estão entre pontos centrais

As assembleias de base realizadas na Unesp, Unicamp e USP, entre elas a do Sintunesp, na semana de 7 a 11/3, tiveram em comum três pontos:

  • Todas contaram com boa presença de participantes;
  • Todas consideraram o reajuste salarial de 20,67%, anunciado pelo Conselho de Reitores (Cruesp) na negociação de 7/3/2022, como uma expressiva vitória da insatisfação e da mobilização das categorias, organizadas em seus sindicatos;
  • Todas indicaram a necessidade de prosseguir na mobilização e cobrar do Cruesp a continuidade das negociações.

Neste sentido, as assembleias aprovaram:

  • Aceitar o reajuste de 20,67% e pleitear ao Cruesp que o retroaja a janeiro/2022.
  • Reivindicar a retomada do grupo de trabalho (GT) entre Fórum das Seis e Cruesp para discutir um plano de recuperação de perdas anteriores e de um plano para a valorização dos níveis iniciais das carreiras (veja mais detalhes abaixo).
  • Reivindicar uma mesa permanente entre Fórum e Cruesp para acompanhar o impacto da inflação sobre os salários, de modo a preservar o poder aquisitivo das categorias (para que o reajuste de 20,67% não vire poeira em poucos meses), e também para acompanhar o retorno às atividades presenciais nas três universidades.

>> Confira esta notícia no Boletim do Fórum 

Perdas para voltar ao poder de compra de maio/12 ainda são altas

O reajuste de 20,67%, em março/2022, corresponde à inflação de maio/2019 a fevereiro/2022.

Cálculos do Fórum das Seis mostram que, já computando a inflação de fevereiro/2022, e descontando os 20,67%, ainda faltam 18,18% de reajuste para voltarmos ao poder de compra que os salários tinham em maio/2012 (nossa referência). É preciso estabelecer um processo de discussão do restante destas perdas.

Da mesma forma, é preciso criar mecanismos para discutir e apresentar propostas para a valorização dos níveis iniciais das carreiras de docentes e de técnico-administrativas/os. Essa reivindicação, que vinha sendo discutida há alguns anos pelas entidades do Fórum das Seis, foi incorporada formalmente à Pauta de Reivindicações em maio/2021. Desde então, vimos solicitando a discussão, elaboração e implementação de uma proposta que valorize os níveis iniciais de ambas as carreiras. O Fórum das Seis já apresentou propostas concretas para as duas carreiras. No caso das/os técnico-administrativas/os, a adição de um mesmo valor (parcela fixa) ao salário base de todos os níveis; e, para os docentes, duas propostas alternativas, uma que fixa a diferença entre os salários em um mesmo percentual (7%) e outra que acrescenta valores diferenciados aos salários base, sendo um valor maior para o nível MS3.1 e o menor para o nível MS5.3.

Vamos montar a pauta da data-base 2022

Em breve, as entidades que compõem o Fórum das Seis farão uma rodada de assembleias para discutir a montagem da Pauta de Reivindicações 2022. A intenção é entregá-la ao Cruesp até meados de abril. Fique atento/a à convocação da sua entidade.

EM TEMPO - PRÓXIMA REUNIÃO ESTÁ AGENDADA PARA 17/3

No fechamento deste boletim, na tarde de 14/3, a coordenação do Fórum das Seis recebeu ofício do Cruesp, agendando a próxima reunião entre as partes para 17/3, às 14h30.

Na oportunidade, será exposto aos reitores o retorno das assembleias.

.................................. 

16/3 é dia mobilização nacional da educação. Fórum das Seis indica adesão às atividades           

Definido como Dia Nacional de Mobilização da Educação, 16 de março deve ter atos e manifestações em todo o Brasil.

O Fórum das Seis convida as categorias a participarem das atividades convocadas em seu município/região. Na capital paulista, as entidades ligadas à educação farão um ato às 17h, no vão livre do MASP, na avenida Paulista.

Atividades nos campi das estaduais paulistas

Conforme indicação anterior, 16 de março é de atividades de reflexão e mobilização das categorias das universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza. Em cada instituição, haverá atividades diferenciadas, de acordo com a realidade de cada uma.

As entidades do Fórum das Seis enviarão representantes ao ato que a Adusp realizará às 14h, em frente à reitoria da USP, casa do atual presidente do Cruesp.


Imprimir   Email