Frente Paulista lança nota sobre os 60 anos do golpe militar: “Por memória, verdade, justiça e reparação!”

Frente Paulista lança nota sobre os 60 anos do golpe militar: “Por memória, verdade, justiça e reparação!”

A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, composta por cerca de 80 entidades representativas do funcionalismo, entre elas o Sintunesp e a Adunesp, divulgou nota relativa aos 60 anos do golpe militar no Brasil.

O texto ressalta que a “preservação da memória é aspecto fundamental para as lutas contra revisionismos históricos e para a busca por alguma reparação às pessoas que foram perseguidas, exiladas e torturadas, assim como aos(às) familiares e amigos(as) das milhares de pessoas que foram assassinadas pela ditadura militar, dentre essas mais de oito mil indígenas”.

Nesse sentido, para a Frente, a decisão do governo federal de suspender eventos oficiais que suscitariam reflexões sobre o golpe militar de 1964 somente contribuiu para tentativas de “apagamento e silenciamento sobre um dos períodos mais violentos da nossa história”.

A nota pondera que há muito o que se desvendar sobre os 21 anos da ditadura, de forma que é fundamental a reativação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, extinta durante o governo Bolsonaro-Mourão, além de avançar no trabalho realizado pela Comissão Nacional da Verdade, cujas atividades foram encerradas em dezembro de 2014.

“É inadmissível que o governo brasileiro se renda aos ditames de setores das Forças Armadas que, junto com a extrema direita, defendem o golpismo militar ou institucional para depor presidentes eleitos e substituir a democracia por uma forma autoritária e antipopular de governo. De forma descabida, as Forças Armadas continuam agindo como uma espécie de ‘quarto poder’”, prossegue o documento.

A nota é enfática em seu trecho final, lembrando que, “dado o avanço da extrema-direita no Brasil, a manutenção da memória e a busca por verdade são fundamentais para a defesa inconteste da democracia”, e conclamando: "Para que não se esqueça, para que não continue acontecendo!"


Imprimir   Email