EQUIPARAÇÃO: Em nova reunião, Sintunesp reafirma defesa no CO de uma referência em janeiro e conclama reitoria a impulsionar a isonomia. 4/12 tem plenária estadual

EQUIPARAÇÃO: Em nova reunião, Sintunesp reafirma defesa no CO de uma referência em janeiro e conclama reitoria a impulsionar a isonomia. 4/12 tem plenária estadual

A comissão conjunta criada para estudar e construir propostas com vistas à equiparação salarial dos técnico-administrativos da Unesp com os das universidades co-irmãs reuniu-se na manhã de quinta-feira, 30/11, em São Paulo. Pela reitoria, compareceram o Prof. Cesar Martins, chefe de gabinete, e Rogério Buccelli, assessor da Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg). Pelo Sintunesp, os diretores Alberto de Souza e João Carlos Camargo de Oliveira.

A reunião foi solicitada pelo Sintunesp logo após a sessão do CADE em 27/11, quando foi discutida a peça orçamentária para o ano que vem. Naquela ocasião, os representantes do Chapão Sintunesp/Associações apresentaram emenda propondo ir além do que previa a peça (de concessão de uma referência a partir de setembro/2024, a ser paga em outubro/2024, e ainda assim condicionada à cobertura de um déficit previsto no documento elaborado pela Comissão de Orçamento do CADE e Propeg).

A proposta do Chapão foi antecipar o pagamento da referência para janeiro, retirando o condicionamento, e prosseguir as negociações sobre novas referências no decorrer do ano. Colocada em votação, houve empate (9 favoráveis, 9 contrários e 1 abstenção) e o presidente do CADE, professor Estevão Kimpara deu o voto de minerva contra a proposta do Chapão.         

Na reunião da comissão, em 30/11, os representantes do Sintunesp reafirmaram a importância da antecipação do pagamento das referências e que farão a defesa da proposta na reunião do Conselho Universitário (CO), em 14/12, onde a peça orçamentária será votada. Eles também conclamaram a reitoria a avaliar a importância de priorizar a equiparação em 2024, considerando tratar-se de reivindicação de mais de uma década e um profundo desrespeito à isonomia entre as universidades.

Após o debate, o Prof. Cesar ficou de encaminhar o teor da reunião para análise do reitor.

Ficou acertado que a comissão voltará a se reunir ainda em dezembro, após a sessão do CO, e terá reuniões frequentes no próximo ano.

4/12, segunda, 16h, tem plenária estadual online

No XII Congresso do Sintunesp, realizado de 21 a 24/11/2024, uma das propostas aprovadas foi a realização de plenárias estaduais online logo após cada reunião da comissão que discute a equiparação. A íntegra dos debates e deliberações do Congresso será divulgada em breve.

Dando cumprimento ao aprovado, o Sindicato convida todos e todas para uma plenária na segunda-feira, 4/12, às 16h. O link é https://meet.google.com/jsv-jxrk-yxw


Imprimir   Email