EQUIPARAÇÃO: Após pressões, reitoria agenda reunião para 26/6. Adunesp envia moção

EQUIPARAÇÃO: Após pressões, reitoria agenda reunião para 26/6. Adunesp envia moção

Na sessão do Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE), em 21/6, os representantes do Chapão Sintunesp/Associações, com apoio dos membros do Chapão da Adunesp, reforçaram a cobrança de retomada das reuniões da comissão montada entre reitoria e Sintunesp para estudar e construir propos­tas com vistas à equiparação salarial dos técnico-adminis­trativos da Unesp com os das universidades co-irmãs.

Como relatado em seguidos boletins, a reunião do início de dezembro passado foi a última realizada, após uma sequência ao longo do ano. Na oportunidade, os representantes da reitoria alegaram que seria preciso suspender as conversas e retomá-las após uma série de definições, como o índice da data-base 2023, o comportamento da economia e da arrecadação do ICMS etc. etc.

Na sessão do Conselho Universitário (CO) de 27/4/2023, em Botucatu, após manifestação de servidores organizada pelo Sindicato, o prof. Pasqual afirmou que as reuniões seriam retomadas em junho.

Logo após o CADE de 21/6, o Sintunesp foi comunicado do agendamento de uma reunião da comissão para segunda-feira, 26/6, às 14h, na reitoria. A expectativa da entidade e da categoria é que haja negociação efetiva, que se defina o início da equiparação e se construa um plano para conclui-la. A Universidade tem folga financeira para tanto, inclusive por haver construído sólidas reservas a partir, também, das nossas perdas salariais dos últimos anos, da ausência de contratações, do congelamento da carreira, da defasagem com os técnico-administrativos da USP.

 

Site tem seção específica sobre a equiparação

No site do Sindicato (www.sintunesp.org.br), em ‘Mais conteúdo’, no item “Equiparação salarial”, confira a sequência de boletins sobre o tema e outros documentos relacionados.

..........

Adunesp divulga apoio à nossa reivindicação

A Associação dos Docentes da Unesp – Adunesp divulgou uma moção de apoio à equiparação com os técnico-administrativos das universidades irmãs. O Sintunesp agradece pela solidariedade, na certeza de que nossas categorias se somam na defesa da educação pública, e reafirma a disposição em seguir atuando unificadamente nos colegiados e nas muitas lutas que nos unem.

Confira a íntegra da moção: 

“Uma das dimensões da dignidade do trabalho é a sua justa remuneração, e uma das dimensões da grandeza de uma universidade pública é a forma como trata a remuneração dos seus servidores.

Não há motivo ou argumento que sustentem diferenças salariais significativas entre servidores técnico-administrativos das três universidades públicas paulistas, que executam serviços similares imprescindíveis para o seu bom funcionamento.

Toda produção acadêmica, toda formação educacional dos nossos estudantes, bem como todas as demais atividades que caracterizam a missão das universidades públicas são realizadas graças a uma estrutura que é materializada por meio do trabalho dos seus servidores técnico-administrativos, cujas funções são elementos essenciais e absolutamente necessários para a existência dessas instituições.  E isto se constitui num axioma organizacional para as três universidades públicas paulistas.

No entanto, os servidores técnico-administrativos da Unesp têm uma remuneração, via de regra, expressivamente abaixo dos seus colegas da USP e da Unicamp.

Trata-se de uma injustiça histórica, que precisa ser reparada o mais breve possível, sob pena de continuarmos tratando esses servidores como uma categoria de segunda classe, o que certamente não é verdade, e a nossa Universidade como uma instituição que não valoriza os seus trabalhadores, o que não se coaduna com a dignidade da Unesp, duramente construída ao longo da sua existência e atuação caracterizada pela enorme contribuição que tem dado ao desenvolvimento do estado de São Paulo e do país.

Essa dívida contraída pela nossa Universidade para com os seus servidores técnico-administrativos e com a sua história precisa ser resgatada.

EQUIPARAÇÃO, JÁ!

São Paulo, 19 de junho de 2023.

Diretoria Central da Adunesp”


Imprimir   Email