Assembleia geral do Sintunesp aprovou reivindicações propostas pelo Fórum das Seis e reforçou as específicas da categoria

Atendendo à indicação do Fórum das Seis, todos os sindicatos das três universidades realizaram assembleias para discutir a proposta de atualização da Pauta de Reivindicações 2021, frente à disparada da inflação e à ausência de retorno do Conselho de Reitores/Cruesp. A assembleia do Sintunesp aconteceu em 24/11, quando foram aprovados os indicativos do Fórum:

- Atualizar a Pauta 2021, reivindicando a concessão de 20% de reajuste em janeiro/2022 (referente à inflação do período maio/2019 a dezembro/2021) e plano de negociação das perdas restantes até maio/2022 (próxima data-base);

- Realizar manifestações presenciais, a partir de janeiro/2022, para pressionar os reitores a negociarem com o Fórum das Seis.

Pautas específicas

Na assembleia, foram dados informes sobre as questões específicas da Unesp, entre elas:

- A reitoria já informou a decisão de pagar os 3% (índice não honrado pela Unesp em maio/2016), nos salários de janeiro, a serem recebidos no início de fevereiro/2022. Por enquanto, a reitoria apenas “reconhece” a existência de uma dívida relativa à retroatividade desse valor. Segundo cálculos feitos por Adunesp e Sintunesp, cada servidor deixou de receber cerca de 2,7 salários atuais por conta desse calote. Os sindicatos continuam cobrando da reitoria que estabeleça um plano de pagamento desse passivo.

- Vale-alimentação: De acordo com o previsto na peça orçamentária apresentada no CADE, esse benefício será reajustado em 17,6% a partir de janeiro/2022, passando dos atuais R$ 850,00 para R$ 1.000,00. Embora considerem essa decisão um avanço, os sindicatos continuam cobrando da reitoria que aplique a totalidade da inflação desde 2014, quando o vale foi reajustado pela última vez. Isso implicaria num reajuste em torno de 47%, levando o vale para cerca de RR 1.250,00.

Debate sobre conjuntura

Na assembleia de 24/11, foi feita a proposta de que os boletins do Sintunesp passem a dedicar um espaço às questões gerais da conjuntura que sejam de interesse dos servidores públicos e da população em geral, como: saúde pública/SUS, meio-ambiente, minorias, ciência e tecnologia, entre outros. “Temos que ter em mente que vivemos em sociedade e tudo nos afeta e aos nossos semelhantes. É papel do Sindicato levar informações e estimular o debate sobre estas questões mais amplas”, defendeu o coordenador político do Sintunesp, Alberto de Souza.

A proposta foi aprovada e, em breve, os boletins do Sintunesp dedicarão espaço a estes temas. Fique de olho!

Imprimir   Email