18/8 será dia de luta na Unesp: Sintunesp e F6 indicam adesão à paralisação do funcionalismo contra a PEC 32 e o PLC 26, por reposição salarial e condições dignas de trabalho

18/8 será dia de luta na Unesp: Sintunesp e F6 indicam adesão à paralisação do funcionalismo contra a PEC 32 e o PLC 26, por reposição salarial e condições dignas de trabalho

Em 18 de agosto, definido como dia nacional de paralisação do funcionalismo público, vamos fazer um grande dia de luta nas universidades estaduais e no Ceeteps, em defesa dos serviços públicos, contra a reforma administrativa, fim do arrocho salarial e por melhores condições de trabalho.

Essa foi a principal de deliberação das entidades que compõem o Fórum das Seis (entre elas, o Sintunesp), reunidas no dia 11/8. Elas avaliaram o retorno das reuniões e assembleias de base das categorias, que tinham na pauta a definição de iniciativas de mobilização contra o arrocho salarial e as más condições de trabalho (especialmente pela sobrecarga de trabalho gerada pela falta de contratações).

Servidora(e)s docentes e técnica(o)-administrativa(o)s estão em data-base, mas têm sido brindada(o)s com o descaso do Conselho de Reitores (Cruesp). Após reafirmar o zero de reajuste – frente a um arrocho que já consome um terço do poder aquisitivo que tínhamos em maio/2012 – o Cruesp sequer honrou o compromisso de dar prosseguimento, ainda em julho, às reuniões do grupo de trabalho criado para construir planos de reposição das perdas e de valorização dos níveis iniciais das carreiras. Da mesma forma, ignorou a reivindicação das entidades, de discussão de um Plano Sanitário e Educacional com a participação democrática da comunidade, incluindo questões como o retorno presencial.

À indignação causada pelo cenário interno das universidades, soma-se a necessidade de reagir aos pesados ataques externos, como a reforça administrativa que tramita no Congresso Nacional (PEC 32/2020) e, mais recentemente, ao PLC 26/2021, enviado pelo governo Doria à Assembleia Legislativa, com novos prejuízos a(o)s servidora(e)s e aos serviços públicos. Sobre ambos os projetos, leia mais nesta edição do boletim do Fórum.

De acordo com as propostas vindas das bases das categorias, o Fórum das Seis indica a adesão à paralisação nacional do funcionalismo público, em 18/8, que tem como eixo central a luta contra a reforma administrativa e a defesa dos serviços públicos! Nas universidades estaduais e no Centro Paula Souza, vamos fazer desta data, também, um dia de protesto pelo atendimento das nossas reivindicações, contra o arrocho, por melhores condições de trabalho e segurança sanitária.

Nas capitais e principais cidades do país, haverá atividades virtuais e presenciais. Em São Paulo, as entidades convidam para uma passeata a partir das 15h, saindo da Praça da República até a Praça Clóvis, com a observância das medidas de proteção sanitária.

Fórum indica paralisação e participação nas atividades de 18/8

Às 10h: Ato/plenária das universidades estaduais e do Ceeteps

O Fórum das Seis convida para uma grande atividade virtual no dia 18/8, a partir das 10 horas: um ato/plenária com servidora(es) e estudantes das três universidades e do Centro Paula Souza:

  • Contra a PEC 32 (reforma administrativa de Bolsonaro);
  • Contra o PLC 26 de Doria;
  • Contra o confisco de aposentados e pensionistas: revogação do Decreto 65.021/2020.
  • Contra o arrocho salarial, reposição de 29,83% para recompor o poder de compra de maio/2012;
  • Por contratações e melhores condições de trabalho;
  • Debate democrático com a comunidade sobre retorno presencial seguro!

Você pode participar de duas formas:

Sala Zoom - O Fórum das Seis criou uma sala virtual, na qual as servidoras e os servidores poderão entrar e conversar com os dirigentes das entidades sindicais. Link: Pelo Zoom: https://us06web.zoom.us/j/86483464172?pwd=RjF0NHYwZkZVS2xnazhSa0RtQ0U2UT09

Pelo Youtube – A atividade será transmitida pelo link https://youtu.be/LCJkWbRXvMM

1308b

 

Leia mais no Boletim do Fórum:

  • PEC 32 mantém privilégios e confisca direitos
  • PLC 26, a minirreforma administrativa de Doria
  • Sindicatos querem debater retorno presencial com reitorias
  • Apoio à greve sanitária nas ETECs e FATECs

Imprimir   Email