VEJA COMO ASSISTIR: Quinta, 15/7, é dia de mobilização contra o arrocho e em defesa da vida

VEJA COMO ASSISTIR: Quinta, 15/7, é dia de mobilização contra o arrocho e em defesa da vida

Conforme aprovado nas assembleias de base, 15 de julho, data da segunda reunião de negociação com o Cruesp, será um dia de paralisação e mobilização nos campi.

Além das atividades organizadas localmente, todas e todos estão convidadas/os a assistir a reunião com o Cruesp, a partir das 10h. Por reivindicação do Fórum das Seis, os reitores concordaram em transmiti-la ao vivo, fato inédito até agora.

Além das questões salariais, nesta segunda negociação o objetivo é avançar na discussão dos demais pontos da Pauta Unificada 2021, que conta com um item fundamental: a definição de Plano Sanitário e Educacional em cada universidade, com a participação da comunidade universitária; há questões urgentes, como a possibilidade de retorno presencial anunciada pelo governador João Doria em 7/7, a preocupante evasão de estudantes, notadamente entre as parcelas mais vulneráveis socioeconomicamente, a assistência estudantil no contexto da pandemia etc.

Após anos de escassa reposição inflacionária, o arrocho salarial é grande. Por isso, na data-base 2021 estamos reivindicando que o Cruesp devolva às servidoras e aos servidores docentes e técnico-administrativos o poder aquisitivo que tinham em maio/2012, o que demandaria uma reposição de 29,81% aos salários atuais. Para tanto, a reivindicação apresentada pelo Fórum é de concessão de 8% em maio/2021 e o restante parcelado em reajustes trimestrais, no prazo de dois anos. Além disso, o compromisso de que, nas próximas datas-bases, haja também a reposição da inflação do respectivo período. O Fórum também reivindica um plano de valorização dos níveis iniciais das carreiras.

O cenário econômico é bastante favorável, apesar da pandemia. A arrecadação do ICMS (imposto do qual deriva o financiamento das universidades) de janeiro a junho 2021 é 28,10% superior a igual período de 2020. É hora de recompor os salários, retomar as carreiras e as contratações!

A partir das 10h, você pode assistir nos seguintes endereços:


Imprimir   Email