Equiparação: 21/2 tem primeira sessão do CADE neste ano. Vamos manter em foco a luta por nossos direitos. Indicativo é paralisar e acompanhar a transmissão

Equiparação: 21/2 tem primeira sessão do CADE neste ano. Vamos manter em foco a luta por nossos direitos. Indicativo é paralisar e acompanhar a transmissão

Os órgãos colegiados centrais são espaços importantes para a defesa das nossas reivindicações e da universidade pública. Por isso, apesar do pouco “peso” que a categoria dos técnico-administrativos tem (15%), órgãos como CADE, CO e outros têm sido determinantes para dar visibilidade às nossas pautas.

Entre essas pautas, a equiparação salarial da nossa categoria com as universidades irmãs é prioritária. Essa é uma luta que vem se desenrolando há anos, já conquistou avanços – frutos da nossa mobilização – mas ainda tem muito a conquistar. Queremos isonomia de tratamento entre as universidades estaduais paulistas. A equidade salarial, assim como corretamente é previsto aos docentes, tem que ser garantida aos servidores técnico-administrativos da Unesp.

Após a greve e as muitas manifestações em 2023, conquistamos a aplicação de duas referências em setembro, aplicadas sobre os salários recebidos no início de outubro. Mas a defasagem ainda é expressiva para alcançarmos a isonomia. Confira no quadro:

Na única reunião entre Sindicato e reitoria neste ano, no dia 18/1, o Sintunesp expôs a insatisfação da categoria com o conteúdo da peça orçamentária da Unesp para este ano, aprovado pelo Conselho Universitário em dezembro, que rejeitou as propostas dos representantes dos servidores e manteve apenas a sinalização de uma referência a partir de setembro/2024. O Sintunesp destacou, também, a necessidade urgente de rediscutir o assunto e avançar, pois a comunidade espera, no mínimo o pagamento de uma referência no primeiro semestre e outra em setembro.

Por meio de ofício, endereçado à Coordenação Geral de Pessoas (CGP) em 25/1/2024, o Sintunesp solicitou um conjunto de dados, necessários para subsidiar as discussões sobre a equiparação: o número de servidores ativos e inativos em cada nível de escolaridade, já consideradas as mudanças trazidas com a correção das distorções da carreira; o impacto financeiro para a aplicação de cada referência (no geral e por nível, englobando ativos e inativos). Ainda não houve retorno à solicitação.

No dia do CADE, paralisar e acompanhar

A primeira sessão do Conselho de Administração e Desenvovimento (CADE) está marcada para 21/2, a partir das 9h. A orientação do Sintunesp, assim como ocorreu no ano passado, é que os servidores e as servidoras paralisem o trabalho para acompanhar, coletivamente, a transmissão ao vivo da reunião.

Queremos avançar! Sem equiparação, não há cidadania plena para os servidores e as servidoras da Unesp!

 

 

           

Imprimir