Eleições complementares nos colegiados centrais - De 16 a 19/10, vote no “Chapão Sintunesp/Associações” no CO e na CCPe

Eleições complementares nos colegiados centrais - De 16 a 19/10, vote no “Chapão Sintunesp/Associações” no CO e na CCPe

Em outubro, nos dias 16 a 19, acontecem novas eleições aos colegiados centrais da Unesp. Desta vez, estão em disputa vagas não preenchidas anteriormente ou que foram criadas, como é o caso dos discentes. Para os servidores técnico-administrativos, há vagas no Conselho Universitário (CO) e na Câmara Central de Pesquisa (CCPe).

Mais uma vez, Sintunesp e Associações pedem o voto para os candidatos e as candidatas do Chapão Sintunesp/Associações, que se comprometem a abraçar os princípios definidos pelas entidades, relacionados à defesa dos interesses da categoria e da universidade pública. 

Atuação firme e de conquistas 

A atuação dos companheiros e companheiras do Chapão Sintunesp/Associações, em trabalho conjunto com os colegas do Chapão da Adunesp, tem sido fundamental para que assuntos do interesse das categorias sejam pautados, debatidos e muitos aprovados nos colegiados. Tem sido assim com a participação intensiva na Comissão de Orçamento do CADE; com a cobrança sistemática do pagamento dos retroativos relativos aos índices não pagos pelas gestões passadas; com a cobrança de reajustes nos benefícios; com a luta pela equiparação salarial, entre muitas outras.

Ter uma bancada forte e representativa dos trabalhadores e das trabalhadoras nos órgãos colegiados centrais faz toda a diferença. 

Confira os candidatos e as candidatas do Chapão Sintunesp/Associações  

Conselho Universitário (CO)
Os servidores técnico-administrativos têm direito a eleger 2 duplas (titular/suplente). O Chapão apoia:

Titular:  Anderson Machado dos Santos (ICE)
Suplente: Josilei da Silva Ferreira (ICE)
Anderson ingressou na Unesp em 2010. Atualmente é Assistente de Suporte Acadêmico (ASA) II e trabalha nos laboratórios das áreas de processamento de cerâmicos e de polímeros no campus de Itapeva. Filiou-se ao Sintunesp em 2013. Em 2023, buscando fortalecer a atuação sindical no campus, começou a atuar como diretor de base. “Se eleito ao CO, buscarei atuar em conjunto com os demais representantes do chapão do Sintunesp/Associações na defesa da universidade, com atenção especial nas decisões que possam interferir na vida profissional dos servidores técnico-administrativos e na vida dos estudantes”, diz. “Eles precisam ser vistos com mais empatia dentro da universidade, com mais decisões voltadas a reparar as desigualdades existentes após anos de letargia.”

Josilei ingressou na Unesp em fevereiro deste ano, como Assistente de Suporte Acadêmico (ASA) II, atuando nos laboratórios em atividades de ensino e pesquisa. Filiou-se ao Sintunesp em setembro. Se eleito, pretende ser “um agente de provocação à gestão atual e futura, quanto à desconexão entre os discursos e os problemas enfrentados pela universidade”. Josilei aponta como exemplos a “gritante desvalorização da formação continuada dos servidores” e a falta de paridade na representação dos três segmentos. “Se há impedimento legal para o voto paritário, até então, isto não impede a manifestação da universidade como instituição defensora da democracia”.

Titular: Flávio Moisés Soares (FCLAs)
Suplente: Marcelo Simeão (FCLAs)

Na Unesp desde 2015, Flávio filiou-se ao Sintunesp no mesmo ano. Atua como Assistente de Suporte Acadêmico (ASA) 1 e está alocado no Departamento de História na FCL/Assis. Ele ressalta: “Como representante, vou lutar por melhores condições de trabalho para os técnico-administrativos, especialmente os de níveis fundamental e médio. Vou combater a terceirização e buscar mais contratações nesses níveis. Vamos garantir um ambiente justo e produtivo para todos nós na Unesp. Juntos, podemos fazer a diferença!”           

Também da FCL/Assis, Marcelo ingressou na Unesp em 2012, como Operacional 1, alocado no restaurante universitário. Filiou-se ao Sintunesp este ano. É a primeira vez que se candidata a representar a categoria nos colegiados e pretende apreender e contribuir com as reivindicações e as lutas. “Pretendo participar ativamente, buscando sempre melhorias nas condições de trabalho para os trabalhadores da Unesp, atuando sempre com muita ética e dedicação à categoria.”

Câmara Central de Pesquisa (CCPe)
Os servidores técnico-administrativos têm direito a eleger 2 duplas (titular/suplente). O Chapão apoia:

Titular: Danielli dos Santos Baeta (FCFAr)
Suplente: Isabela Cristine Manzolli Rodrigues (FOAr)
Danielli e Isabela atuam no campus de Araraquara, respectivamente, nas unidades FCF e FO. Ambas as servidoras ingressaram na Universidade em 2007 e se sindicalizaram em 2023.
Atualmente, Danielli é Assistente de Suporte Acadêmico (ASA) 2 e trabalha nos laboratórios no Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, além de colaborar nas atividades didáticas e de pesquisa. Isabela é Auxiliar de Saúde Bucal, atuando nas Disciplinas de Periodontia e Cirurgia na Faculdade de Odontologia de Araraquara.
As duas servidoras auxiliam alunos da graduação e da pós-graduação, tanto nas aulas práticas, como nas pesquisas. Considerando que trabalham de forma direta com ensino, pesquisa e extensão, Danielli e Isabela pretendem estar sempre atentas e atualizadas para que a pesquisa na Universidade cumpra seu papel de excelência. Ademais, por estarem envolvidas na busca de soluções para os problemas que surgem ao longo do desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento nos laboratórios e nas clínicas em que atuam, elas fazem a ponte necessária entre o discente e o docente sempre que é preciso. Eleitas para a CCPe, pretendem seguir essa mesma linha.

290923c1

Imprimir