Após várias reuniões ao longo de 2022, em 2/12 ocorreu o sexto e último encontro da comissão montada entre reitoria e Sintunesp para estudar e construir propostas com vistas à equiparação salarial dos/as técnico-administrativos/as da Unesp com os/as das universidades co-irmãs. Naquela oportunidade, os/as representantes da reitoria jogaram uma verdadeira ducha de água gelada na categoria, afirmando que seria preciso suspender as conversas e retomá-las após uma série de definições, como o índice da data-base 2023, o comportamento da economia e da arrecadação do ICMS etc. etc.
Desde então, o Sintunesp e os/as representantes dos/as servidores/as nos colegiados vêm cobrando insistentemente o reinício das negociações.
Antes da sessão do Conselho Universitário (CO) de 27/4/2023, em Botucatu, o reitor e os/as conselheiros/as foram recepcionados/as por uma manifestação organizada pelo Sintunesp. O prof. Pasqual conversou com os/as manifestantes e disse que as reuniões seriam retomadas em junho. A mesma afirmação foi feita durante o CO.
Mas, já avançamos no mês de junho e... nada até agora!
O Sintunesp reivindica que a comissão conjunta volte a se reunir imediatamente, que se defina o início da equiparação e que se construa um plano para conclui-la. A Universidade tem folga financeira para tanto, inclusive por haver construído sólidas reservas a partir, também, das nossas perdas salariais dos últimos anos, da ausência de contratações, do congelamento da carreira, da defasagem com os/as técnico-administrativos/as da USP.
Faça justiça com o nosso segmento, senhor reitor!
A título de comparação (1): Os salários dos/as docentes nas três universidades
Os salários da categoria docente são praticamente idênticos na Unesp, USP e Unicamp. As eventuais diferenças são de centavos, como mostra a tabela. Aliás, nada mais justo!

A título de comparação (2): As GRs nas três universidades
A isonomia verifica-se, também, na quase totalidade das gratificações pagas nas três universidades, como mostra a tabela.

A título de comparação (3): Os salários dos técnico-administrativos nas três universidades
Quando se trata dos salários dos/as técnicos-administrativos/as da Unesp, a situação muda de figura. Os valores pagos na Unesp são bem inferiores. Os números falam por si.

Site tem seção específica sobre a equiparação
No site do Sindicato (www.sintunesp.org.br), em ‘Mais conteúdo’, no item “Equiparação salarial”, confira a sequência de boletins sobre o tema e outros documentos relacionados.