EQUIPARAÇÃO SALARIAL: Em segunda reunião, comissão conjunta avalia primeiros dados fornecidos pela CGP. Próximo passo será avaliação do impacto financeiro

EQUIPARAÇÃO SALARIAL: Em segunda reunião, comissão conjunta avalia primeiros dados fornecidos pela CGP. Próximo passo será avaliação do impacto financeiro

Na manhã de 15/9, aconteceu a segunda reunião de trabalho da comissão montada para estudar e construir propostas com vistas à equiparação salarial dos/as técnico-administrativos/as da Unesp com os/as da USP.

Pela reitoria, estavam presentes o professor César Martins (chefe de gabinete), Kátia Aparecida Biazotti (coordenadora de Gestão de Pessoas) e Melyssa Claudia de Falchi Tomasini (assessora jurídica subchefe). Pelo Sindicato, os diretores Alberto de Souza, Ademir Machado dos Santos e João Carlos Camargo de Oliveira.

Como havia sido combinado na reunião anterior, realizada em 18/8, a CGP trouxe parte dos dados necessários para subsidiar as discussões.

No Quadro 1, há uma comparação entre os níveis Fundamental, Médio e Superior nas três universidades. Em caso de equiparação integral com a USP, a tabela mostra para qual nível cada um deveria ir. O Fundamental I (nível equivalente ao grau A), por exemplo, atualmente é 17 na tabela da Unesp; para ser equiparado integralmente ao que é pago na USP, esse servidor precisaria avançar para o nível 20 da mesma tabela. E assim por diante.

160922b

O Quadro 2 abaixo mostra qual é a diferença percentual entre os pisos iniciais atuais na Unesp em relação à Unicamp e à USP.

160922c

É importante destacar que a conquista da equiparação salarial beneficiará todos os segmentos da categoria, e não somente aqueles que se encontram nos níveis iniciais. Após o nivelamento dos pisos da Unesp com os da USP, todas as faixas seguintes também seriam reenquadradas. 

 

Quem será beneficiado

Um dos quadros (Quadro 3, abaixo) trazidos pela CGP à reunião em 15/9 mostra a quantidade de servidores (ativos e inativos estatutários com direito à paridade) na Unesp atualmente, que seriam abrangidos pela equiparação.

 160922d

Novos números, nova reunião, defesa do Sintunesp

A CGP encarregou-se de trazer à próxima reunião (prevista para 13/10, às 10h) o levantamento do impacto financeiro que causaria a equiparação integral com a USP. Com este impacto em mãos, a comissão passará a discutir formas e perspectivas de prazos para que seja realizada.

Os representantes do Sintunesp na comissão defendem que a equiparação seja feita integralmente ainda no mandato do professor Pasqual Barretti. Sem prejuízo do tempo necessário para o levantamento de informações e construção de propostas, o Sindicato espera que as reuniões da comissão ocorram com a maior celeridade possível, pois a ansiedade da categoria é grande.

A Universidade encontra-se em boa situação econômica e a atual reitoria, que tem demonstrado sensibilidade às reivindicações da comunidade, tem todas as condições de fazer justiça com os/as servidores/as técnico-administrativos/as da Universidade, cujos salários estão defasados há muitos anos em relação às universidades co-irmãs.

Imprimir