Sintunesp, 33 anos de lutas e conquistas! Conheça um pouquinho dessa história e faça parte do coletivo!

Sintunesp, 33 anos de lutas e conquistas! Conheça um pouquinho dessa história e faça parte do coletivo!

Jaboticabal, 7 a 9 de setembro de 1989.

Nestes dias, em meio a um congresso que reuniu servidores/as técnico-administrativos/as de todos os campi, nascia o Sindicato dos Trabalhadores da Unesp, o nosso Sintunesp. Até então, por conta da legislação autoritária vigente, os servidores públicos eram impedidos de se organizarem sindicalmente, situação que só mudaria com a aprovação da Constituição Federal de 1988.

Antes de 1988, as únicas entidades representativas dos/as servidores/as da Unesp eram as associações locais. Após a criação do Sindicato, elas foram mantidas para cumprir um papel predominantemente assistencial e de lazer. Nos anos seguintes, no entanto, o Sintunesp começou a estreitar os laços com a maioria das associações, o que permitiu iniciativas importantes, como a formação do “Chapão Sintunesp/Associações” para concorrer aos órgãos colegiados, bem como o fortalecimento das lutas da categoria durante as campanhas salariais.

O nascimento do Sintunesp marcou uma nova etapa na organização dos/as trabalhadores/as da Unesp. Desde então, a entidade tem procurado estar presente em todas as lutas dos/as servidores/as, desde as maiores (greves, reivindicações salariais) até as do dia a dia (por melhores condições de trabalho, cumprimento da jornada, condições adequadas de saúde e segurança etc). Cabe ao Sindicato dar toda a estrutura necessária para estas lutas: boletins e ampla divulgação nas várias redes sociais, assistência jurídica, condições para que os/as trabalhadores/as participem de encontros e manifestações, entre outros.

 

Greves e conquistas históricas

Nestes 33 anos, são muitas as lutas. Em conjunto com o Fórum das Seis, vários foram os movimentos – tivemos greves históricas, como as de 2000, 2004, 2007, 2014 – que levaram a conquistas importantes, com reajustes salariais até então negados pelos reitores. A mobilização em 2022, liderada pelos sindicatos das três universidades, também foi determinante para a conquista do reajuste de 20,67% em março. Nas questões específicas da nossa categoria, não faltaram mobilizações e avanços, como a defesa das condições de segurança sanitária durante a pandemia, a recente conquista do pagamento dos retroativos derivados dos reajustes não pagos pela Unesp em 2016 e 2019, entre outros.

Nos órgãos colegiados, os/as eleitos/as pelo Chapão Sintunesp/Associações têm trabalhado arduamente, em conjunto com o Chapão da Adunesp, na defesa dos direitos das duas categorias e da universidade pública.

E novas lutas já estão aí! O Sintunesp vem negociando com a reitoria da Unesp itens fundamentais para os/as servidores técnico-administrativos/as, como a equiparação com a USP.

Em 2022, quando nossa entidade completa 33 anos, seus princípios continuam os mesmos: além de melhores salários e condições de trabalho, o Sintunesp considera fundamental trilhar com os servidores a luta por uma universidade democrática, acessível aos filhos dos trabalhadores e voltada aos interesses da comunidade.

090922d

 

Imprimir