Sintunesp assina carta nacional em defesa do SUS e convida para ato em 7/4, Dia Mundial da Saúde

Sintunesp assina carta nacional em defesa do SUS e convida para ato em 7/4, Dia Mundial da Saúde

O nosso Sindicato é uma das dezenas de entidades sindicais e populares que assinam uma carta que denuncia os ataques ao Sistema Único de Saúde (SUS) e convida para um ato unificado em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. O ato será realizado na capital paulista, às 11h, em frente à Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá – Centro), com passeata até a Secretaria da Saúde Municipal.

Diz o texto:

“Força, SUS! Contra toda forma de privatização da saúde!

Vivemos uma pandemia que só em nosso país matou mais de 650 mil pessoas. Mesmo diante de uma das maiores crises sanitárias mundiais da história, o governo federal bolsonarista desarticulou o combate à Covid-19, aprofundando as desigualdades sociais através de uma política ultraliberal de retirada de direitos, que ataca um século de conquistas advindas das lutas da classe trabalhadora. Não fosse o Sistema Único de Saúde (SUS), esta situação seria ainda mais grave. A pandemia evidenciou a importância do SUS e das suas trabalhadoras e seus trabalhadores.

Apesar disso, ao invés de fortalecer o SUS e valorizar todas as equipes que se dedicaram ainda mais nesse período da pandemia de Covid-19, os governos Bolsonaro, Doria e Ricardo Nunes seguiram aprofundando suas políticas de desmonte e retirada de direitos, ampliando processos de terceirização e de privatização da saúde.

O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo! Tem um grande programa de imunização de doenças, sendo responsável pela erradicação de várias delas no território nacional. O impacto do SUS na redução da mortalidade infantil no país é indiscutível, além de garantir inúmeras intervenções de alta complexidade. A idealização do SUS tem suas raízes numa concepção de saúde integral, solidária, humanitária, democrática e que não seja objeto das leis de mercado. Saúde não tem preço e não pode ser considerada uma mercadoria.”

04042204

Imprimir