Eleições aos colegiados: Vamos montar um “Chapão” de candidatos comprometidos com os servidores e o ensino público

Eleições aos colegiados: Vamos montar um “Chapão” de candidatos comprometidos com os servidores e o ensino público

Sintunesp e Associações iniciam processo para montagem do “Chapão das Entidades”, que concorrerá nas eleições oficiais que a Universidade fará este ano. Eleições prévias nas unidades acontecem entre 21 e 23 de fevereiro

As eleições para os Órgãos Colegiados Centrais da Unesp (Conselho Universitário/CO, Conselho de Administração e Desenvolvimento/CADE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária/CEPE, Câmara Central de Graduação/CCG, Câmara Central de Pesquisa/CCPe e Câmara Central de Pós-Graduação/CCPG e Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura/CCEC) estão se aproximando.

Como aconteceu nos últimos pleitos, Sintunesp e Associações de Servidores estão se reunindo, num processo democrático e amplamente divulgado, para montar uma chapa de candidatas/os comprometidas/os com os interesses da categoria e a defesa da universidade pública, que já ficou conhecida por “Chapão das Entidades” ou “Chapão Sintunesp/Associações”.

No dia 28/1/2022, foi realizada uma primeira reunião para encaminhar o processo. Nesta reunião, foram definidos os critérios e o calendário para a composição do Chapão, como você verá a seguir.

Como funciona

As eleições aos Colegiados Centrais ainda não têm data definida. Elas serão convocadas oficialmente pela Universidade, provavelmente, a partir de março deste ano.

O objetivo do Sintunesp e das Associações de Servidores é chegar às eleições oficiais com o “Chapão” de candidatas/os montado, de modo a indicar às/aos servidores que votem nestas/es companheiras/os.

Para montar o “Chapão” com candidatas/os que se coloquem a serviço das/os trabalhadoras/es e da educação pública, as entidades seguem os seguintes passos:

1) Elaboram um Termo de Compromisso, com requisitos que devem ser cumpridos pelas três partes envolvidas: o Sindicato, as Associações e as/os candidatas/os.

2) Marcam um dia para a realização de eleições prévias, nas unidades. Nestas prévias, apresentam-se as/os candidatas/os às vagas para todos os Colegiados Centrais e as/os servidoras/es votam nas/os suas/seus preferidas/os.

3) Depois das eleições prévias, Sindicato e Associações se reúnem para fechar os nomes finais que vão compor o “Chapão”.

4) Com o “Chapão das Entidades” montado, o Sintunesp e as Associações farão campanha por suas/seus candidatas/os durante as eleições oficiais convocadas pela Universidade.

Olho no calendário

Fique atento às divulgações do Sindicato e das Associações! As eleições prévias ocorrerão entre os dias 21 e 23 de fevereiro e todas/os as/os servidoras/es técnico-administrativas/os da Unesp podem votar.

O calendário completo prevê:

- De 1 a 4 de fevereiro de 2022 – O Sintunesp enviará às Associações o calendário para a realização das eleições prévias nas unidades, os critérios para a composição da Chapa das/os Candidatas/os apoiadas/os pelas entidades, denominado “Chapão das Entidades”, o Termo de Compromisso das Associações e das/os candidatas/os aos Colegiados Centrais, modelo de ata e de cédulas;

- De 7 a 11 de fevereiro de 2022 – Assinatura do Termo de Compromisso das Associações e envio ao Sintunesp. 

- De 14 a 17 de fevereiro de 2022 – Inscrição das/os candidatas/os e assinatura do Termo de Compromisso junto à sua respectiva Associação. As Associações devem enviar ao Sintunesp a ficha de inscrição e o Termo de Compromisso das/os candidatas/os inscritas/os (digitalizados)  

- Dias 21 a 23 de fevereiro de 2022 – Eleições prévias nas Unidades. A escolha do dia fica a critério da Associação.

- Dias 24 e 25 de fevereiro de 2022 – As Associações devem encaminhar ao Sintunesp, por e-mail, o resultado das eleições prévias nas Unidades. Em seguida, encaminhar ao Sindicato, até 28/2/2022, também por e-mail, os Termos de Compromisso das/os candidatas/os eleitas/os. 

- Dia 4 de março de 2022 – Reunião entre Sintunesp e Associações para a montagem do “Chapão das Entidades”, com a presença das/os candidatas/os eleitas/os nas prévias (titular e/ou suplente).

.......................................

Paridade continua sendo nossa luta e nosso objetivo

A primeira vez que o Sintunesp e as Associações locais montaram o “Chapão das Entidades” foi nas eleições aos órgãos colegiados em 1995. No final de julho daquele ano, foram realizadas eleições prévias, que indicaram as/os candidatas/os que seriam apoiados pelo Sindicato e Associações. Esta forma de organização persiste até hoje.

Ao mesmo tempo em que organiza o “Chapão”, o Sintunesp mantém acesa a luta pela revogação das regras atuais, introduzidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1998, que estabeleceu peso de 70% aos docentes, 15% para servidoras/es e 15% para estudantes nos órgãos colegiados e nas eleições na Universidade. Ou seja, queremos a paridade: que a participação nos colegiados e nas votações na Universidade garanta peso igual para os três segmentos (um terço para docentes, um terço para servidoras/as e um terço para estudantes).

O fato de a categoria dos servidores “pesar” somente 15% nestes colegiados, no entanto, não impede que a atuação do “Chapão” seja coesa e combativa, o que tem levado a várias conquistas.

Antes das reuniões do Conselho Universitário (CO) e de outros colegiados, o Sintunesp e os membros do “Chapão” reúnem-se para discutir os assuntos que entrarão na pauta e definir uma estratégia de atuação conjunta. Quando há propostas prejudiciais à categoria ou à Universidade, é feita a denúncia à comunidade. Ao longo dos anos, foi evoluindo e se fortalecendo a ação conjunta com as/os representantes da Adunesp nos colegiados, inclusive com reuniões prévias conjuntas.

020203

Imprimir