Sintunesp subscreve moção do Fórum das Seis em repúdio ao projeto de privatização da Universidade Estadual do RJ

Sintunesp subscreve moção do Fórum das Seis em repúdio ao projeto de privatização da Universidade Estadual do RJ

O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) –, reunido nesta data, manifesta solidariedade à comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) diante da publicação, em Diário Oficial, do Projeto de Lei nº 4.673/21. Por mais abominável e absurdo que possa parecer, o projeto propõe a extinção da UERJ e a transferência do patrimônio e dos alunos desta reconhecida universidade pública para a iniciativa privada.

A UERJ é instituição de destaque na educação de jovens e na produção científica nacional, sendo uma das primeiras a introduzir o sistema de cotas, o que certamente tem contribuído para a inclusão de camadas vulneráveis da juventude do país ao ambiente universitário.

O surgimento de um projeto dessa natureza se insere num cenário de muitos retrocessos políticos, sociais, econômicos e de outras naturezas que se abate sobre o Brasil neste momento. Trata-se de mais um medieval ataque à ciência e à educação públicas no Brasil, ainda mais chocante no momento em que a pandemia de Covid-19 explicita dramaticamente a importância dos serviços públicos de qualidade ao conjunto da população.

Rejeitamos com veemência esse ataque, que não se restringe à UERJ, mas a toda a comunidade acadêmica e científica do Rio de Janeiro e do país.

Instamos a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro a estancar a tramitação de tal iniciativa, ao mesmo tempo em que cerramos fileiras na defesa da universidade pública, gratuita, laica, de excelência e socialmente referenciada.

São Paulo, 25 de agosto de 2021.

Fórum das Seis  

Encaminhada para:

Imprimir